A imagem acima mostra a galáxia espiral IC 1954 e foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble. A galáxia que está localizada a aproximadamente 45 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação Horologium, apresenta uma brilhante barra central e braços espirais que são cortados por filamentos de nuvens escuras de poeira.
Essa imagem da IC 1954 foi capturada com a Wide Field Camera 3 do Hubble e faz parte de um conjunto de observações feitas para conseguir aproveitar o trabalho em equipe dos astrônomos. O Hubble observou grupos de jovens estrelas em galáxias próximas nos comprimentos de onda do ultravioleta e da luz visível, enquanto que o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, o ALMA, obteve dados dos discos de formação de estrelas e das nuvens de gás frio. Combinando os dois conjuntos de dados os astrônomos puderam juntar os pontos e entender as conexões entre as jovens estrelas e as nuvens de gás frio onde elas nascem.
Essas observações também servirão como base para futuras observações que serão feitas com o Telescópio Espacial James Webb que irá espiar dentro das galáxias próximas e observar as fases iniciais da formação das estrelas.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team
Fonte: