Localizada na constelação de Hércules, a cerca de 230 milhões de anos-luz de distância da Terra, está localizado o objeto chamado de NGC 6052, que na verdade é um par de galáxias em colisão. Eles foram descobertos em 1784 pelo astrônomo William Herschel e originalmente foi detectado como sendo uma única galáxia classificada como irregular devido à sua forma estranha. Contudo, nós sabemos agora, que o objeto NGC 6052 consiste na verdade de duas galáxias que estão no processo de colisão. Essa imagem, em particular, foi feita, usando a Wide Field Camera 3 do Telescópio Espacial Hubble, das agências, NASA e ESA.
A muito tempo atrás, a gravidade fez com que as duas galáxias se juntassem num estado caótico que observamos hoje. As estrelas de ambas as galáxias originais seguem agora novas trajetórias causadas pelos novos efeitos gravitacionais. Contudo, colisões entre as estrelas são raras, já que as estrelas são bem pequenas se comparadas as distâncias entre elas, já que a maior parte das galáxias é dominada por espaços vazios. Eventualmente as coisas se acalmarão, e um dia, as duas galáxias estarão totalmente fundidas, formando uma única galáxia estável.
A nossa galáxia, a Via Láctea, irá passar por algo similar no futuro, quando ela se fundir com a galáxia vizinha de Andrômeda. Isso deve acontecer, ou pelo menos, começar a acontecer daqui a 4 bilhões de anos, portanto não é motivo para desespero.
Esse mesmo objeto já foi imageado anteriormente pelo Hubble, usando a WFPC2. A imagem foi feita em 2015 e está no final do post para você poder fazer a comparação.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, A. Adamo et al.
Fonte:
[https://www.spacetelescope.org/images/potw1909a/]