fbpx

Hubble Faz Bela Imagem da Galáxia Anã UGCA 307

Algumas galáxias no universo não possuem uma forma muito bem definida, não são espirais com belos braços e nem elípticas gigantescas, esse é o caso da UGCA 307, uma galáxia fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble e que paira sobre um fundo repleto de galáxias mais distantes, nessa bela imagem. A pequena galáxia, como você pode ver consiste em uma faixa difusa de estrelas contendo bolhas vermelhas de gás que marcam regiões de formação de estrelas que aconteceram recentemente. Essa galáxia fica a aproximadamente 26 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação de Corvus. Aparecendo como sendo apenas um amontoado de estrelas, a UGCA é classificada como sendo uma galáxia anã, sem ter uma estrutura bem definida. Ela se assemelha mais a um pedaço nebuloso ou a uma nuvem de estrelas.

Essa imagem, em particular faz parte de um projeto do Hubble que explora todas as galáxias próximas da Terra que são conhecidas, dando assim aos astrônomos informações sobre como é a nossa vizinhança galáctica. Antes desse conjunto de observações serem feitas quase três quartos das galáxias próximas foram investigadas pelo Hubble com detalhe suficiente para identificar as estrelas mais brilhantes e construir assim uma compreensão das populações de estrelas presentes nas galáxias. Esse projeto do Hubble pretende explorar o quarto restante das galáxias próximas, aproveitando para isso as pequenas lacunas de tempo de observação entre os projetos programados.

Essa imagem foi feita com a Advanced Camera for Surveys, ou a ACS do Hubble, que foi instalada no telescópio espacial em 2002 durante a Missão de Serviço 3B. Essa era uma grande vantagem do Hubble na era dos Ônibus Espaciais, ele está acima da atmosfera, o que faz com que tenha uma visão privilegiada do universo, mas estava próximo o suficiente para ser atualizado e concertado por missões com astronautas. Antes do fim da era dos ônibus espaciais, foram realizadas 5 missões de serviço no Hubble e numa dessas viagens, os astronautas substituíram a então Faint Object Camera pela Advanced Camera for Surveys.

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2311a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo