Hubble Faz A Melhor Imagem De Um Aglomerado Estelar Até O Momento

Talvez o melhor lugar para se estudar a evolução das estrelas seja em um aglomerado estelar como o NGC 2203 imageado pelo Telescópio Espacial Hubble e mostrado nesse post. Além de ser um belo objeto de ser observado, esse aglomerado possui várias pistas que ajudam os astrônomos a desvendar os mistérios sobre a vida das estrelas.

Uma estrela da sequência principal, como o nosso Sol, é o termo aplicado a uma estrela durante o maior período da sua vida, quando ela consome seu combustível de forma constante. O combustível do nosso Sol irá acabar daqui a aproximadamente 6 bilhões de anos, e então ele irá passar para a próxima fase da sua vida, quando irá se tornar uma gigante vermelha. Porém, existem estrelas que passam mais ou menos tempo nessa fase de sequência principal, e é estudando aglomerado estelares como o NGC 2203 que possui estrelas que têm o dobro de massa do Sol que os astrônomos descobrem relações interessantes. Por exemplo, eles descobriram que a rotação das estrelas pode ser um fator que mantém as estrelas mais tempo na fase de sequência principal de suas vidas.

Outro fato interessante sobre o NGC 2203, essa é a imagem de melhor resolução já feita de um aglomerado estelar até o momento.

Crédito: ESA/Hubble & NASA, L. Girardi

Fonte:

https://www.spacetelescope.org/images/potw2030a/

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.