fbpx
27 de fevereiro de 2024

Hubble Estuda Um Tipo Peculiar de Galáxias – As Galáxias Água-Viva

Essa bela imagem do Telescópio Espacial Hubble mostra uma galáxia que os astrônomos chamam ser do tipo água-viva, com tentáculos de estrelas e que paira na escuridão. À medida que esse tipo de galáxia se move através do espaço, elas lentamente vão largando gás por aí, gás esse que se arrasta atrás da galáxia em tentáculos iluminados por aglomerados onde ocorrem formação de estrelas. Esses tentáculos azuis são visíveis flutuando abaixo do núcleo desta galáxia e dão a ela a aparência de uma água-viva. Essa galáxia, particularmente é chamada de JO201, fica na direção da constelação de Cetus.

Os tentáculos dessas galáxias se estendem além do disco brilhante do núcleo da galáxia. Essa imagem em particular foi feita durante uma pesquisa sobre os tamanhos, as massas, e as idades dos aglomerados de formação de estrelas nos tentáculos das galáxias do tipo água-viva. Os astrônomos esperam que esse tipo de estudo forneça um avanço na compreensão da conexão entre a remoção da pressão, e a formação de estrelas, esse provavelmente é o processo que cria os tentáculos das galáxias do tipo água-viva.

Essa imagem foi feita pela Wide Field Camera 3, a WFC3 do Hubble, um instrumento versátil que captura imagens nos comprimentos de onda ultravioleta e visível. A WFC3 é a fonte de algumas das imagens mais espetaculares do Hubble, desde imagens de Hubble e Europa até os famosos Pilares da Criação.

Para saber mais sobre esse tipo peculiar de galáxias leiam os dois artigos abaixo:

Fonte:

https://esahubble.org/images/potw2309a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo