Essa bela imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble mostra a galáxia espiral barrada conhecida como NGC 7496, que está localizada a aproximadamente 24 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Grus. Essa constelação, que tem o nome em latim para o Grou, um tipo de ave, e essa é uma das 4 constelações conhecidas como Aves do Sul. As outras são Pavo, Phoenix e Tucana, que representam um pavão, uma phoenix e um tucano, respectivamente. O resto do céu noturno é também o lar de um grande conjunto de constelações que representam aves, como a águia (Aquila), o cisne (Cygnus), o corvo (Corvus) e a pomba (Columba).
Essa imagem foi feita a partir de uma coleção de observações realizadas para relacionar as estrelas jovens e frias com as densas nuvens de gás onde elas se formam. Além das observações feitas com a Wide Field Camera 3 e a Advanced Camera for Surveys do Hubble, os astrônomos usaram dados adquiridos pelo ALMA, um dos maiores radiotelescópios do mundo.
Além de elucidar sobre a velocidade e a eficiência da formação de estrelas em diferentes ambientes galácticos, esse projeto também criou um grande tesouro de dados, incorporando informações do Hubble e do ALMA. Esse tesouro de dados vindo de dois dos mais poderosos observatórios no mundo, irá contribuir e muito para a pesquisa sobre a formação de estrelas, além de pavimentar todo o estudo futuro que deve ser feito com o Telescópio Espacial James Webb.
Crédito:
ESA/Hubble & NASA, J. Lee and the PHANGS-HST Team
Acknowledgement: J. Schmidt
Fonte: