fbpx
17 de novembro de 2024

Homenagem aos 27 Anos de Passagem da Sonda Voyager 2 Pelo Planeta Urano

urano_01

observatory_150105Há 27 anos atrás, no dia 24 de Janeiro de 1986, a sonda Voyager 2 da NASA passou pelo planeta Urano, tornando-se simultaneamente a primeira e a última sonda a visitar gigantesco planeta gasoso azul, o terceiro maior planeta do Sistema Solar.

A imagem acima mostra Urano como se estivesse em sua fase crescente, como observado pela sonda Voyager 2 de uma distância de 965000 km. No momento dessa imagem a sonda já havia passado por Urano, e então foi programada para olhar para trás e observar o planeta enquanto seguia o seu trajeto até Netuno.

Embora seja composto principalmente de hidrogênio e hélio, o metano em quantidades traço na atmosfera superior de Urano absorvem a maior parte do comprimento de onda vermelho da luz, fazendo com que o planeta tenha sua característica cor azul.

urano_02

A segunda das naves exploratórias gêmeas da NASA (embora tenha sido lançada primeiro), a Voyager 2, passou a uma distância de 81800 km de Urano no dia 24 de Janeiro de 1986, obtendo imagens do planeta, de sua vizinhança, de seu sistema de anéis e de algumas luas. A Voyager 2 também descobriu a presença do campo magnético em Urano além de 10 novas pequenas luas.

Os dados obtidos pela Voyager 2 revelaram que a taxa de rotação de Urano é de 17 horas e 14 minutos.

urano_03

No momento em que esse post está sendo escrito, a Voyager 2 está a 15184370900 km da Terra e se movimenta de forma uniforme em direção à fronteira do Sistema Solar a uma velocidade de aproximadamente 3.3 AU por ano. A essa distância o sinal da Voyager 2 gasta 14 horas e 4 minutos para nos alcançar.

O vídeo abaixo resume um pouco a história dessa missão, desde o seu lançamento até o seu grande tour pelo nosso Sistema Solar.

Fonte:

http://www.universetoday.com/99616/27-years-ago-voyager-2s-visit-to-uranus/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo