fbpx

HiRISE Registra o Rover Curiosity Trabalhando em Woodland Bay em Marte

Uma bela paisagem marciana pode ser vista nessa nova imagem feita do espaço, mostrando o rover Curiosity da NASA examinando um local conhecido como “Woodland Bay”.  Essa é apenas mais uma parada do rover numa área que é conhecida como Unidade Argilosa, que fica no flanco do Monte Sharp, uma montanha de 5 km de altura dentro da Cratera Gale, local onde o rover pousou a aproximadamente 7 anos atrás.

A imagem foi feita no dia 31 de Maio de 2019, pela câmera conhecida como High Resolution Imaging Science Experiment, ou HiRISE, que viaja na órbita de Marte a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter, ou MRO. Na imagem, o rover Curiosity aparece como um ponto azulado. É possível ver o local conhecido como Vera Rubin Ridge localizado ao norte do rover, e a nordeste uma mancha escura de areia.

Se você olhar com carinho no detalhe da imagem poderá ver o que é provavelmente a cabeça do rover, ou tecnicamente falando o seu mastro de sensoriamento remoto. Um ponto brilhante aparece no canto superior esquerdo do rover. No momento em que a imagem foi adquirida, o rover estava virado 65 graus com relação ao norte, o que coloca o mastro na posição correta para produzir o ponto brilhante observado na imagem.

Reflexões como de um espelho da superfície suave aparecem como pontos especialmente brilhantes nas imagens da HiRISE. Para a câmera ver essas reflexões no rover, o Sol, e a MRO precisam estar nas posições corretas. Essa imagem que teve a sua cor realçada, mostra 3 ou 4 pontos brilhantes distintos que provavelmente são essas reflexões.

A Universidade do Arizona em Tucson, opera a HiRISE, que foi construída pela Ball Aerospace & Technologies Corp. em Boulder, no Colorado. O JPL, uma divisão do Caltech em Pasadena, na Califórnia, gerencia o projeto da Mars Reconnaissance Orbiter para o Science Mission Directorate da NASA em Washington.

Para mais informações sobre o rover Curiosity, acesse:

https://mars.nasa.gov/msl/

Para mais informações sobre a MRO e a HiRISE, acesse:

https://mars.nasa.gov/mro/

Fonte:

https://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?feature=7453

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo