O helicóptero marciano da NASA que vai voar em Marte, o Ingenuity, recebeu uma verificação e teve seu sistema de energia recarregado no dia 7 de agosto de 2020, uma semana depois do início da sua viagem de 7 meses para Marte junto com o rover Perseverance. Isso marca a primeira vez que um helicóptero teve suas baterias recarregadas no ambiente espacial.
Durante as 8 horas de operação, a performance das 6 baterias de lítio-ferro do helicóptero foi analisada, enquanto os engenheiros da missão carregavam a bateria até 35%. O projeto determinou um estado de carga baixo como sendo o estado ótimo para a saúde da bateria durante a viagem até Marte.
Esse foi um grande marco para a missão, pois foi a primeira oportunidade que a equipe teve para ligar o Ingenuity e fazer um teste da parte eletrônica do helicóptero desde o lançamento de 30 de julho de 2020. Como tudo correu bem, a equipe da NASA irá realizar a mesma atividade a cada duas semanas para manter a carga do helicóptero no nível aceitado.
O helicóptero de 2 kg, está preso no que podemos chamar de “barriga” do Perseverance e recebe sua carga do suprimento de energia do rover. Uma vez que o Ingenuity seja colocado em solo marciano, depois do pouso do Perseverance, suas baterias serão carregadas pelos painéis solares do helicóptero. Se o Ingenuity sobreviver às frias noites marcianas durante a verificação pré-voo, a equipe irá então proceder com o teste de voo do helicóptero.
Essa atividade de carregamento da bateria realizada agora, mostra que o helicóptero sobreviveu ao lançamento e que é possível lidar com ele no ambiente espacial. Tem muita coisa por vir ainda, mas antes dele realizar o primeiro voo de um nave em outro planeta, muita coisa precisa ser feita, e principalmente é preciso garantir que ele irá sobreviver à viagem até Marte.
O pequeno helicóptero terá uma janela de 30 dias marcianos, 31 dias terrestres para realizar o seu voo experimental. Se tudo der certo, o Ingenuity terá provado que é possível voar de forma controlada uma nave na atmosfera marciana, o que pode abrir um belo caminho para futuras missões ao Planeta Vermelho, de modo que a exploração aérea passa a ser uma realidade.
Para quem ainda não sabe, o Perserverance é um rover que pesa cerca de 1025 kg. A missão principal do rover é na área de astrobiologia, procurar por sinais de vida passada microbiana em Marte. Ele irá também caracterizar o clima e a geologia de Marte, irá coletar amostras para uma futura missão de retorno das amostras para a Terra, e irá começar a pavimentar o caminho para a exploração humana de Marte.
O rover Perseverance é parte de um programa muito maior que inclui missões para a Lua que também serão usadas para preparar a exploração humana do Planeta Vermelho. A ideia da NASA é fazer os astronautas retornarem para a Lua em 2024, e estabelecer uma presença humana sustentada no nosso satélite em 2028, tudo isso como parte do Programa Artemis da NASA.
Para mais informações sobre o Ingenuity, visite:
https://mars.nasa.gov/technology/helicopter/
Para mais informações sobre a missão do rover Perseverance da NASA, visite:
https://mars.nasa.gov/mars2020/
E para mais informações sobre as missões da NASA para Marte, visite:
Fonte:
https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasas-ingenuity-mars-helicopter-recharges-its-batteries-in-flight