fbpx

HAWK-I e Hubble Medem a Impressionante Massa de 2 Quadrilhões de Sóis de Um Aglomerado de Galáxias

Essa imagem mostra algo realmente espetacular, um aglomerado de galáxias, tão massivo que ele consegue distorcer o espaço ao seu redor. O aglomerado, cujo coração está no centro desse frame, é chamado de RCS2 J2327, e é um dos aglomerados de galáxias mais massivos conhecidos na sua distância ou além.

Objetos massivos como o RCS2 J2327 tem uma forte influência nos seus arredores que ele na verdade distorce o espaço ao seu redor, esse efeito é conhecido como lente gravitacional, e faz com que a luz de objetos mais distantes sejam distorcidos e amplificados, permitindo que nós possamos ver galáxias que outrora estavam muito distantes para ser observadas diretamente. As lentes gravitacionais são previsões da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein e podem ser observadas em 3 diferentes regimes: lentes fortes, lentes fracas e microlentes. Diferente das lentes fortes, que produzem imagens espetaculares de galáxias distorcidas, arcos, e até mesmo um fenômeno conhecido como cruz de Einstein, as lentes gravitacionais fracas são as mais estudadas estatisticamente e oferecem uma maneira de se medir as massas dos objetos cósmicos.

Essa imagem é uma composição de observações feitas pelo instrumento HAWK-I no Very Large Telescope do ESO no Chile e pela Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble, e demonstram uma abordagem detalhada e colaborativa de se estudar as lentes fracas no cosmos. O estudo descobriu que o aglomerado RCS2 J2327 possui cerca de 2 quadrilhões de vezes a massa do Sol.

A medida exata da massa só é possível devido às medidas da quantidade de lente gravitacional em diferentes partes do aglomerado.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/comparisons/potw1752a/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .