fbpx

Halos Proliferam nos Céus da Escócia

halo_escocia_01

observatory_150105O dia 27 de Abril de 2013 foi especial para quem estava observando os céus da Escócia. Uma grande quantidade de halos e outros fenômenos ópticos atmosféricos puderam ser vistos com clareza. Podemos começar com a imagem acima feita por James Riddell, que registrou um sereno halo de 22 graus em Dunblane, Stirlingshire.

Um círculo parélico e um magnífico parélio de 120 graus, foram registrados por Lesley Jennings perto de Fraserburgh, em Aberdeenshire.

halo_escocia_02

O parélio de 120 graus necessita de duas reflexões internas, dentro dos cristais de forma achatada e orientados. As versões mais brilhantes são provavelmente produzidas por placas relativamente espessas ou por hexágonos de forma não regular.

Outra imagem de Lesley Jennings, mostra um círculo parélico, um halo de 22 graus e um parélio de 22 graus. Lesley também fez imagens do que provavelmente mostra traços dos chamados arcos de Lowitz.

Existe também um halo externo de 46 graus, mas nenhum traço dos arcos tangentes ou de outros halos de cristais colunares foram notados.

halo_escocia_03

Fonte:

http://atoptics.co.uk/fz895.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo