Halos de 22 e 46 Graus São Observados Sobre Nova Jersey

A foto acima mostra um halo de 22 graus e o que pode ser um halo de 46 graus (o apagado arco na parte superior da imagem) e foi feita desde Pilesgrove, Nova Jersey no dia 10 de Março de 2012. Enquanto os halos de 22 graus são frequentemente observados e que é formado pelo desvio mínimo da luz do Sol refratada nos prismas de 60 graus (os cristais de gelo hexagonais), os halos de 46 graus resultam de um desvio mínimo através dos prismas de 90 graus. Ambos os halos se formam pelos mesmos cristais de gelo pobremente alinhados, mas pelo fato de uma quantidade menor de luz emergir dos prismas de 90 graus e pelo fato dos halos de 46 graus serem mais rapidamente dispersos no céu, eles são consideravelmente mais apagados e menores que os halos de 22 graus. Os halos de 46 graus são raros e podem ser facilmente confundidos com os arcos supralaterais e infralaterais bem mais coloridos.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/22-degree-halo-and-46-degree-halo.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.