GLOBE At Night – Faça Parte Dessa Importante Campanha Mundial

A constelação da Crux, ou o Cruzeiro do Sul, mostrado na parte superior da imagem acima, localiza-se dentro da faixa de estrelas que constitui a Via Láctea (desde a parte inferior esquerda até a parte central da imagem). Para o hemisfério sul, essa é uma das duas constelações novas que estão na campanha GLOBE at Night. O céu acima da Ilha de Páscoa onde essa imagem foi feita é tão escuro que existe uma enorme quantidade de estrelas que podem ser observadas a olho nu. Contudo, para no mínimo a metade da população da humanidade que mora em cidades, as estrelas mais brilhantes em uma constelação podem ser as únicas que podem ser observadas, devido à poluição luminosa.

A campanha GLOBE at Night pede ao público em geral que seja uma espécie de cientista cidadão durante as duas semanas de campanha e faça uma medida bem simples e fácil do brilho do céu noturno em seu local. Primeiro você deve sair ao ar livre por 10 minutos, para que sua vista acostume com o grau da escuridão que você ira experimentar, assim você será capaz de olhar melhor as estrelas. Depois disso você irá procurar pelas constelações de Leo no hemisfério norte e da Crux ou Leo no hemisfério sul isso é possível de fazer com um simples mapa de estrelas que mostra o brilho progressivo delas. Então você poderá comparar quantas estrelas da constelação você está vendo a olho nu. Você irá então submeter as medidas de forma online, incluindo a data, hora e local da observação. Após terem recebido todas as observações, os organizadores da campanha conseguirão montar o mapa de poluição luminosa global. Essas medidas são úteis para posteriormente serem usadas em comparação com a vida selvagem, para determinar projetos de saúde, consumo de energia e custo entre outras coisas.

Começando esse ano, os cientistas cidadãos podem também enviar suas medidas em tempo real usando telefones celulares e tablets. O aplicativo para realizar as medidas e submetê-las pode ser encontrado aqui (http://www.globeatnight.org/webapp/). Com essa opção de inserção de dados em tempo real via telefones e tablets, a localização e a hora são inseridas automaticamente. A campanha pede também se possível que as pessoas façam mais de uma medida. Para ajudar com isso, a campanha está iniciando um programa chamado “Adote Uma Rua”. O objetivo é que as pessoas adotem diferentes avenidas, ou ruas e façam medidas ao longo dessa determinada rua a cada quilômetro, ou dependendo da extensão da rua a cada intervalo que se achar adequado. O mapa resultante das medidas da cidade irá ajudar os cientistas, governantes, políticos e os próprios cidadãos a seguir e conhecer as questões relacionadas com a poluição luminosa.

A campanha acontecerá das 20 as 22 horas (hora local do observador) entre os dias 22 de Março até 4 de Abril para o hemisfério norte e entre 24 de Março até 6 de Abril para o hemisfério sul. Suas medidas farão um mundo diferente. Na imagem acima, pode-se observar ainda a Grande Nuvem de Magalhães na parte inferior direita. E na parte inferior da imagem pode-se ver a silhueta das misteriosas estátuas da Ilha de Páscoa (Moai).

Please consider joining the campaign from 8 p.m. to 10 p.m. local time March 22 through April 4 in the Northern Hemisphere and March 24 through April 6 in the Southern Hemisphere. Your measurements will make a world of difference. Note that the Large Magellanic Cloud is at lower right. At bottom, in silhouette, are the mysterious Easter Island stone statues (Moai). Para saber mais sobre a campanha acesse: http://www.globeatnight.org/

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/03/crux-and-the-milky-from-easter-island.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.