fbpx

Gigantesco Grupo de Quasares Confunde Expectativas Cósmicas

grupo_quasares_01

observatory_150105A descoberta de um grupo de quasares que formam a maior estrutura no universo, com quatro bilhões de anos-luz de comprimento, está desafiando o nosso entendimento da distribuição de matéria no cosmos.

O princípio cosmológico diz que o universo é homogêneo e isotrópico, o que significa que ele parece ser o mesmo nas grandes escalas e em qualquer direção para qual olhamos. Nesse tipo de universo não deveria existir uma estrutura ou um objeto que seja notadamente maior do qualquer outra coisa.

Contudo, pesquisadores, liderados por Roger Clowes da Universidade Central de Lancashire anunciaram a presença de um grupo de quasares, uma cadeia de objetos com 1.6 bilhões de anos-luz de largura e enormes 3.9 bilhões de anos-luz de comprimento, que dista da Terra, nove bilhões de anos-luz.

Já se sabe a algumas décadas que os quasares gostam de se agrupar, mas nenhum dos chamados Large Quasar Groups, ou LQG, tinham sido encontrados com um tamanho maior que 650 milhões de anos-luz de comprimento. Os quasares são galáxias contendo ativos buracos negros que estão consumindo o gás da galáxia numa taxa que faz com que eles brilhem mais do que a própria galáxia. Os LQGs não necessariamente estão unidos pela gravidade, como os aglomerados de galáxias, e muito provavelmente eles compreendem alguns grupos de galáxias unidos. Contudo o novo LQG descoberto pelos pesquisadores, não deveria existir se nós assumíssemos que o princípio cosmológico está correto.

“O princípio cosmológico é uma premissa que precisa ser testada”, disse Clowes. “Dentro do universo observável, uma estrutura que tem uma certa porcentagem do seu tamanho não parece deixar muito espaço para se ajustar a escala de homogeneidade”, em outras palavras, não se tem muito espaço no universo para outras estruturas desse tamanho, o que faz desse LQG uma feição realmente única no cosmos.

grupo_quasares_02

Fonte:

www.astronomynow.com

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo