fbpx
29 de fevereiro de 2024

Gigantesca Parede Gás É Fotografada No Sol


Uma gigantesca parede de gás se ergueu da superfície do Sol e é mostrada na imagem acima, feita em cores falsas pelo observador do Sol Stephen Ramsden. Conhecidas como proeminências, essas feições que surgem no Sol são ancoradas na superfície do Sol, mas podem se estender por muitos milhares de quilômetros dentro do espaço.

“Se você assistir os vídeos dessas coisas, pode-se ver que elas estão em constante movimento”, disse Joseph Gurman, astrônomo solar da NASA que trabalha no Centro de Voos Espaciais Goddard em Maryland.

“O material, na verdade não se mantém sustentado por muito tempo. Ele está constantemente sendo substituído”.

Enquanto que as proeminências comuns, esse outro tipo de feição capturadas em recentes imagens por observadores do Sol em todo o mundo são normalmente altas e parecem estar sendo ejetadas no espaço, completa Gurman.

Gurman estima que essa proeminência em particular tem aproximadamente 100000 quilômetros de altura, algo em torno de oito vezes a largura da Terra.

A seção escura que aparece na parte inferior da foto é a superfície do Sol, como o fotógrafo escureceu artificialmente o disco solar, outras feições não podem ser observadas, esse escurecimento foi proposital para realçar esse tipo de proeminência.

Fonte:

http://news.nationalgeographic.com/news/2011/11/pictures/111117-sun-walls-plasma-science-space/?source=link_tw20111121news-plasma#/wall-plasma-sun-ramsden-gas_43760_600x450.jpg


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo