fbpx
24 de fevereiro de 2024

Projeto Gemini Ganha Vida Na Internet Com Seu Arquivo Digital


No dia 23 de Março de 1965, a primeira das 10 naves tripuladas do  projeto Gemini foi lançada carregando uma tripulação de dois astronautas, Gus Grissom e John Young. O Johnson Space Center da NASA e a School of Earth and Space Exploration na Universidade Estadual do Arizona anunciaram com orgulho o Project Gemini Online Digital Archive (http://tothemoon.ser.asu.edu/). O arquivo contém os primeiros registros escaneados em alta resolução dos filmes e fotos originais feitos durante o projeto Gemini em alguns formatos que podem ser acessados por qualquer um.

O Projeto Gemini (1964 – 1966) foi o segundo programa de voo espacial humano dos EUA, e ocorreu depois do Projeto Mercury (1960 – 1963). O objetivo de ambos os projetos era testar os sistemas e as operações críticas que seriam colocadas em prática posteriormente no Projeto Apollo (1961 – 1975), concebendo a proposta de pousar um homem na Lua e trazê-lo de volta para a Terra em segurança. Os objetivos específicos do projeto Gemini incluíam: chegar à perfeição na aproximação e acoplagem de duas naves no espaço, realizar com sucesso atividades extraveiculares (passeios espaciais), realizar com perfeição a reentrada na atmosfera da Terra, entender os efeitos do ambiente espacial nos humanos, e testar os sistemas para o Projeto Apollo. As naves do Projeto Gemini foram lançadas a bordo de foguetes Titan II Intercontinental Ballistic Missiles (ICBM) modificados para voarem na órbita baixa da Terra.

O sucesso das missões do Projeto Gemini forneceram a experiência crítica em operações no espaço e que permitiram diretamente todas as atividades seguintes dos americanos no espaço, em particular o pouso da Missão Apollo na Lua e a construção da primeira estação no espaço, a Skylab (1973 – 1974). Aqui uma pequena lista do que foi feito de pioneirismo com as missões Gemini.

–       Primeira atividade extraveicular (EVA) dos EUA no espaço;

–       Primeira recuperação e retorno de materiais de um EVA expostos ao ambiente espacial por longa duração (Agena Micrometeorite Package);

–       Primeiro uso de células de combustível em uma nave espacial;

–       Primeira operação de duas naves espaciais norte-americanas simultâneas no espaço;

–       Maior missão espacial norte-americana no espaço até o Skylab (Gemini 7, passou duas semanas no espaço);

–       Desenvolvimento de técnicas coerentes de EVA (culminando no Gemini 12);

–       Primeira aproximação e acoplagem de duas naves em órbita;

–       Primeira demonstração da utilidade científica da observação sistemática da Terra;

Também está disponível todo o arquivo de imagens e vídeos do projeto Mercury (http://tothemoon.ser.asu.edu/gallery/mercury/) e da Missão Apollo (http://apollo.sese.asu.edu/).

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/402-Project-Gemini-Comes-to-Life.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo