fbpx
23 de dezembro de 2024

Gêmeos Galácticos Inseparáveis

Inseparable galactic twins

observatory_150105Olhando na direção da constelação do Triangulum, o Triângulo, no céu do norte, localiza-se o par de galáxias conhecido como MRK 1034. As duas galáxias muito parecidas, denominadas de PGC 9074 e PGC 9071, são próximas o suficiente uma da outra para serem unidas pela gravidade, embora nenhum distúrbio gravitacional possa ser visto na imagem. Esses objetos provavelmente estão apenas começando o processo de interação.

Ambas são galáxias espirais, e são apresentadas para nós de frente, assim, somos capazes de apreciar suas formas distintas. Na parte esquerda da imagem, a galáxia espiral PGC 9074 mostra um brilhante bulbo e dois braços espirais bem apertados ao redor do núcleo, feições essas que levaram os astrônomos a classificarem como uma galáxia do Tipo Sa. Perto dela está a PGC 9071 – uma galáxia do Tipo Sb – embora muito parecida e quase do mesmo tamanho de sua vizinha, ela tem um bulbo mais apagados uma estrutura levemente diferente dos seus braços, eles são mais afastados.

os braços espirais de ambos objetos mostram claramente pedaços escuros de poeira que obscurece a luz das estrelas localizadas atrás, misturadas com brilhantes aglomerados azuis de estrelas quentes recém-formadas. Estrelas mais velhas e mais frias podem ser encontradas no bulbo brilhante, compacto e amarelado em direção ao centro da galáxia. A estrutura completa de cada galáxia é circundada por um halo circular muito mais apagado de estrelas velhas, algumas delas residindo em aglomerados globulares.

Gradativamente, essas duas galáxias irão se atrair mutualmente, o processo de formação de estrelas irá aumentar e as forças de maré gerarão longas caudas de estrelas e gás. Eventualmente, após talvez centenas de milhões de anos, as estruturas das galáxias em interação irão se fundir formando uma galáxia maior e mais nova.

As imagens combinadas para criar essa foto de família foram capturadas pela Advanced Camera for Surveys do Hubble. Uma versão dessa imagem foi submetida para a competição de processamento de imagens conhecida como Hubble’s Hidden Treasures pelo competidor Judy Schmidt.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1325a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo