Uma garota de 10 anos de idade do Canadá descobriu uma supernova, tornando-se a pessoa mais jovem a encontrar uma explosão estelar.
A Royal Astronomical Society do Canadá anunciou a descoberta feita por Kathryn Aurora Gray de Fredericton em New Brunswick, que foi assistida pelos astrônomos Paul Gray e David Lane.
A supernova 2010It é uma supernova de magnitude 17 localizada na galáxia UGC 3378 na constelação de Camelopardalis, como foi relatado no IAU Electronic Telegram 2618. A galáxia foi imageada na noite de ano novo de 2010 e a supernova foi descoberta no dia 2 de Janeiro de 2011, por Kathryn e por seu pai Paul.
As observações foram feitas do Abbey Ridge Observatory, e essa é a terceira supernova observada desse observatório. Essa foi a quarta supernova descoberta por Lane, a sétima descoberta por Paul Gray e a primeira descoberta por Kathryn Gray.
A descoberta foi brevemente verificada pelo astrônomo amador baseado em Illinois Brian Tieman e pelo astr6onomo amador canadense baseado no Arizona Jack Newton.
Como a supernova pode brilhar milhões de vezes mais forte do que estrelas ordinárias, elas são fáceis de serem detectadas com telescópios modestos – mesmo quando a explosão acontece em uma galáxia distante como a UGC 3378 que está localizada a 240 milhões de anos-luz da Terra. O truque é comparar imagens prévias da mesma localização para ver se mudanças são identificadas. Isso é o que Kathryn fez com as imagens da galáxia feitas pelo seu pai.
Supernovas são explosões estelares que sinalizam a violenta morte das estrelas que tem massa algumas vezes maiores que o Sol e esses eventos podem ser usados para estimar o tamanho e a idade do universo.
Supernovas são eventos raros. O Observatório de Raios-X Chandra encontrou evidências de uma explosão de supernova ocorrida a aproximadamente 140 anos atrás na nossa galáxia (embora ninguém tenha visto a explosão), fazendo dessa a supernova mais recente da Via Láctea. Anteriormente, a última supernova conhecida na nossa galáxia aconteceu em 1680 essa data obtida com base na expansão da sua parte remanescente, a Cassiopeia A.
Os detalhes da descoberta podem ser encontrados aqui: http://www.davelane.ca/aro/sn/sn2010lt.html
Fontes:
http://www.msnbc.msn.com/id/40908913/ns/technology_and_science-space/
http://www.universetoday.com/82152/10-year-old-girl-discovers-a-supernova/