Galeria de Imagens Comemora os 30 Anos do Primeiro Voo De Um Ônibus Espacial da NASA o STS-1

O PRIMEIRO ÔNIBUS ESPACIAL: O ônibus espacial Columbia, o primeiro veículo orbital da NASA, é mostrado nessa foto, com as luzes da base de lançamento Pad 39A iluminando-o no Kennedy Space Center em Cabo Canaveral na Flórida, EUA, durante os preparativos para o primeiro voo (STS-1) do novo sistema de naves espaciais reutilizáveis da NASA. Essa foto foi feita em Março de 1981, o lançamento do Columbia aconteceu no dia 12 de Abril de 1981.
RUGINDO PARA A HISTÓRIA: Uma câmera remota localizada na base de lançamento Pad 39A do Kennedy Space Center capturou essa cena do voo inaugural do ônibus espacial Columbia que teve seu lançamento há 30 anos atrás no dia 12 de Abril de 1981. Os astronautas John W. Young, comandante do STS-1 e Robert L. Crippen, piloto, estavam a bordo do Columbia que começava nesse momento sua missão orbital de 54 horas.
QUEM VOARÁ PRIMEIRO NO ÔNIBUS ESPACIAL: No dia 22 de Março de 1978, a NASA convocou uma conferência de imprensa para anunciar a primeira tripulação de seu mais novo projeto, o ônibus espacial. Os oito homens mostrados nessa foto foram escolhidos para voar nas primeira quatro missões do ônibus espacial (STS-1 até STS-4) sempre em equipes de dois homens. Eram eles, da esquerda para a direita, os astronautas John W. Young, Robert L. Crippen, Joe H. Engle, Richard H. Truly, Fred W. Haise Jr., Jack R. Lousma, Vance D. Brand e C. Gordon Fullerton. Young e Crippen foram comandante e piloto respectivamente, para a primeira missão OFT. As outras missões foram assim constituídas: Engle, comandante e Truly, piloto; Haise, comandante e Lousma, piloto; Brand, comandante e Fullerton, piloto.
ENCONTRANDO O COLUMBIA: O ônibus espacial Columbia pegou uma carona nas costas do NASA 905, um avião de carga 747, e foi registrado nessa foto, segundos antes de pousar na pist de pouso de ônibus espaciais do Kennedy Space Center da NASA, terminando assim a sua viagem de 2400 milhas desde a Califórnia, isso aconteceu em 24 de Março de 1979. O avião ao lado, um T-38 é pilotado por Donald “Deke” Slayton, gerente do programa voo de teste orbital (OFT) da NASA.
YOUNG E CRIPPEN: OS PRIMEIROS A VOAREM EM UM ÔNIBUS ESPACIAL: Esses dois astronautas foram a primeira tripulação a voar em no programa do Space Transportation System (STS). Os astronautas John W. Young, a esquerda, o comandante e o Robert L. Crippen, a direita, o piloto, seriam os homens que estariam dentro do veículo orbital 102 Columbia para o seu primeiro voo de teste orbital.
ÔNIBUS ESPACIAL NO NASCER DO SOL: Essa foto mostra uma paisagem ao amanhecer no complexo de lançamento 39 do Kennedy Space Center da NASA com o ônibus espacial Columbia já em posição para lançamento na base Pad 39A em Março de 1981. O lançamento do ônibus espacial aconteceu no dia 12 de Abril de 1981.
STS-1: O EMBLEMA DA MISSÃO: Essa é a insígnia oficial para o primeiro voo de teste orbital de um ônibus espacial (STS-1). A tripulação do 102 Columbia na STS-1 seriam os astronautas John W. Young, como comandante e Robert L. Crippen como piloto. O trabalho de arte dessa insígnia foi feito pelo artista Robert MacCall.
DECOLAGEM: O ônibus espacial Columbia começou um nova era no transporte espacial, quando decolou do Kennedy Space Center da NASA em Cabo Canaveral no dia 12 de Abril de 1981. O veículo orbital reutilizável com seus dois tanques de combustível e dois foguetes sólidos (SRB) deixam a torre de lançamento nessa foto.
A SEPARAÇÃO DOS FOGUETES: Os dois foguetes sólidos gêmeos se separam do tanque externo do ônibus espacial Columbia da NASA depois de seu lançamento ocorrido no dia 12 de Abril de 1981 desde o Kennedy Space Center da NASA na Flórida. A missão STS-1 do Columbia foi a primeira missão tripulada da NASA desde o projeto de teste Apollo-Soyuz em 1975.
O PILOTO ESPACIAL DO COLUMBIA: O astronauta Robert L. Crippen, piloto para a missão STS-1 tira vantagem da gravidade zero para fazer algumas acrobacias difíceis no compartimento intermediário do ônibus espacial Columbia em sua órbita ao redor da Terra durante os dois dias de missão entre 12 e 14 de Abril de 1981.
RARO TANQUE DE COMBUSTÍVEL BRANCO: A separação do ônibus espacial Columbia de seu tanque externo foi fotografada pelas câmeras localizadas na fuselagem do veículo e ocorreu durante o processo de contagem regressiva para o acionamento dos três motores principais do ônibus espacial depois de seu lançamento ocorrido em 12 de Abril de 1981. O Columbia foi um dos dois ônibus espaciais da NASA que foi lançado com o tanque pintado de branco, isso foi feito para que os especialistas pudessem analisar dados sobre aerodinâmica e o aquecimento. Após esses voos iniciais a NASA determinou que a pintura não era mais necessária. As câmeras do Columbia foram capazes de registrar o tanque à medida que o veículo orbital se afastava da Terra para a sua missão de dois dias levando os astronautas John W. Young e Robert L. Crippen a bordo, o tanque de combustível caiu na Terra e foi resgatado com sucesso depois de atravessar rapidamente a atmosfera.
O PRIMEIRO COMANDANTE DO COLUMBIA: O astronauta John W. Young, foi o comandante do Columbia durante as 36 órbitas executadas pela missão STS-1. Na foto é possível ver seu caderno com as instruções de voo flutuando com a ausência da gravidade. Young está vestindo uma das três partes constantes da roupa de voo. Essa foto feita com uma câmera de 35 mm foi tirada pelo seu companheiro o astronauta Robert L. Crippen entre 12 e 14 de Abril de 1981.
A VISÃO DESDE O ÔNIBUS ESPACIAL: Nessa foto pode-se ver a escuridão do espaço e a coloração azul esbranquiçada da Terra, foto essa feita desde o compartimento de carda do Columbia em uma das janelas do deck. Na parte inferior esquerda pode-se ver um dos painéis radiadores do veículo. Pequenos pedaços de proteção térmica que anteriormente tinham sido perdidos no sistema de manobra orbital circular (OMS) que flanqueia o estabilizador vertical que pode ser visto na borda esquerda da foto. Uma coleção de possíveis equipamentos de suporte estão acomodados em caixas conhecidas como Development Flight Instrument Pallet. O brilho em forma de pentágono é causado pela reflexão do vidro da janela. Dentro do ônibus espacial estão os astronautas John W. Young e Robert L. Crippen.
O POUSO: As rodas do ônibus espacial Columbia tocaram o lago seco Rogers na Base da Força Aérea de Edwards no sul da Califórnia, com sucesso após permanecer no espaço por mais de dois dias no dia 14 de Abril de 1981. A missão marcou o primeiro voo da NASA de um ônibus espacial e esse toque das rodas representa o início de uma nova era nos voos espaciais que usaram repetidas vezes o mesmo veículo para cumprir missões no espaço.
SAUDAÇÕES DE BOAS VINDAS DE VOLTA AOS ASTRONAUTAS: O astronauta Robert L. Crippen do ônibus espacial Columbia, piloto para a missão sTS-1 deixa o veículo orbital após pousar com sucesso no Rogers Dry Lake na Base Aérea da Força Aérea Americana de Edwards no sul da Califórnia, no dia 14 de Abril de 1981. O astronauta John W. Young, comandante deixou antes a nave e pode ser visto de pé junto com o George W. S. Abbey, diretor de operações de voo no Johnson Space Center (JSC). O Dr. Craig L. Fisher, chefe de operações médicas ajuda Crippen a descer as escadas.

 

EM CASA NOVAMENTE: Essa vista de cima mostra a cena na Base Aérea de Edwards no sul da Califórnia pouco depois do pouso com sucesso do veículo orbital ônibus espacial Columbia, ao final de sua missão STS-1. Os veículos de serviço se aproximam da nave para realizar testes de avaliação de segurança e para preparar a descida dos astronautas. Nesse momento os astronautas John W. Young e Robert L. Crippen ainda se encontravam dentro do ônibus espacial.

 

SAUDAÇÕES AO COLUMBIA: Essa foto feita de frente mostra o ônibus espacial Columbia durante os serviços de pós pouso no Rogers Dry Lake na Base Aérea de Edwards na Califórnia. A missão STS-1 terminou no começo do dia, dois dias e um terço depois de viajar milhares de milhas desde o seu lançamento na Flórida. Os astronautas John W. Young, o comandante e Robert L. Crippen, o piloto, fizeram parte da primeira tripulação do Columbia e de um ônibus espacial.

Fonte:

http://www.space.com/11345-photos-nasa-space-shuttle-1st-flight-sts1.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo