Galáxia Misteriosa

Essa imagem, foi feita pela Advanced Camera for Surveys do Hubble, não é apenas uma linda foto da galáxia NGC 4696, a maior galáxia no Aglomerado de Centauro. A NGC 4696 é uma galáxia elíptica com uma grande diferença: uma imensa linha de poeira, com aproximadamente 30000 anos-luz de comprimento, varre toda a extensão da galáxia e pode ser observada em determinados comprimentos de onda, estranhos filamentos finos de hidrogênio ionizado são vistos como efeitos sutis do centro brilhante da galáxia. A galáxia também é circundada por muitas galáxias anãs.

Observando a NGC 4696 nos comprimentos de onda óptico e infravermelho próximo com o Hubble é possível ter então essa linda e dramática visão da galáxia. Mas de fato, uma boa parte de todo o caos que acontece no interior da galáxia não pode ser visto nessa imagem. No coração da galáxia, um buraco negro supermassivo está soprando jatos de matéria em velocidade próxima da velocidade da luz. Quando observada no comprimento de onda dos raios-X como as imagens feitas com o Observatório de Raios-X Chandra da NASA, imensos vazios dentro da galáxia se tornam visíveis, contando a história do poder enorme desses jatos.

A imagem aqui reproduzida foi criada a partir de imagens feitas com a Advanced Camera for Surveys do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA. Um total de 5440 segundos de exposição com o filtro azul (F435W, mostrado em azul) foram combinados com 2320 segundos de exposição com o filtro do infravermelho próximo (F814W, mostrado em vermelho). O campo de visão é de 3.2 por 1.5 aros de minuto.

Fonte:

http://www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/08/the-mystery-galaxy.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+TheDailyGalaxyNewsFromPlanetEarthBeyond+(The+Daily+Galaxy:+News+from+Planet+Earth+%26+Beyond)

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo