Gaia-Encélado: A Galáxia Engolida Pela Via Láctea Há 10 Bilhões de Anos – Space Today TV Ep.1557

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

—————————————————————————–

As grandes galáxias como a Via Láctea, normalmente nascem como resultado da fusão de galáxias menores, de aglomerados de estrelas, como eu digo aqui, a fusão de galáxias tem um papel fundamental na evolução do próprio universo.

Uma questão importante no caso da nossa galáxia, a Via Láctea, é se ela é o resultado da fusão de muitas galáxias pequenas ou de poucas galáxias maiores.

E para ajudar a responder isso, os astrônomos, hoje, possuem uma ferramenta essencial, que é a missão Gaia.

A Gaia no seu segundo release de dados, disponibilizou a posição, o movimento, e algumas propriedade de 1.7 bilhão de estrelas. E nessas estrelas pode estar a resposta sobre a origem e a evolução da Via Láctea.

Com os dados da Gaia, um grupo de astrônomos resolveu fazer uma análise da composição química das estrelas.

Eles descobriram então, que as estrelas localizadas no halo galáctico possuem uma assinatura química diferente das outras estrelas da nossa galáxia.

E esse grupo com assinatura química diferente, era um grupo homogêneo, o que indica uma origem comum.

quando os astrônomos fizeram um gráfico plotando a trajetória e a assinatura química das estrelas, esse grupo se destacou claramente.

Os astrônomos chamaram esse grupo de Gaia-Encélado, é formado por estrelas mais jovens do que as estrelas da nossa galáxia.

De acordo com os astrônomos, o disco da via Láctea já existia quando a nossa galáxia então se fundiu com outra galáxia, misturando a população de estrelas.

Essa galáxia seria um pouco mais massiva que a Pequena Nuvem de Magalhães, e a fusão aconteceu a cerca de 10 bilhões de anos atrás.

O nome Gaia-Encélado foi dado vem da mitologia grega, onde o Gigante Encélado nasceu de Gaia, a deusa Terra e de urano, o deus Céu.

Descobrir isso só foi possível graças às simulações detalhadas que levaram em consideração a cinemática, a química, a idade, e a distribuição espacial das estrelas analisadas pela missão Gaia.

E respondendo a pergunta inicial, esse estudo mostra que provavelmente a nossa galáxia, a Via Láctea se formou pela fusão de poucas galáxias grandes e não com muitas galáxias pequenas.

#MeetESO