Quarenta e quatro anos atrás no dia 20 de Julho de 1969, os astronautas Neil Armstrong e Edwin “Buzz” Aldrin pousaram na superfície da Lua, completando com sucesso o primeiro pouso lunar tripulado da humanidade na Lua como parte do voo da nave Apollo 11.
Oito antes, em 25 de Maio de 1961, o Presidente John F. Kennedy, colocou o desafio numa sessão conjunta do congresso: “Eu acredito que essa nação deverá se comprometer consigo mesmo de alcançar esse objetivo, antes do final dessa década, pousar o homem na Lua e fazer com que ele retorne para a Terra em segurança”. Em resposta a isso, os cientistas da NASA preservaram o objetivo passando por missões que falharam e por vários contratempos para conquistar o objetivo final durante a missão da Apollo 11. Armstrong, disse certa vez sobre a incerteza da missão, dizendo que eles acreditavam que o módulo lunar tinha somente 50% de chance de completar seu objetivo e pousar na superfície da Lua. Buzz, durante a Campus Party Brasil 6, em São Paulo, também disse sobre a incerteza se a missão daria certo ou não.
Para mais uma vez comemorar o evento que para sempre será marcado na história da exploração espacial, esse post traz uma série de imagens antigas da NASA e da missão Apollo11, incluindo o lançamento do Saturno V, os espectadores que assistiram esse lançamento, a separação do módulo lunar do módulo de comando, entre outras.
Uma pequena recapitulação sobre esse momento: O foguete Saturno V carregando Armstrong, Aldrin e Michael Collins, foi lançado na manhã do dia 16 de Julho de 1969 desde Cabo Canaveral na Flórida, começando seus três dias de jornada até a Lua. No dia 19 de Julho, já na órbita, o módulo lunar, que foi programado para carregar Aldrin e Armstrong até a superfície lunar, separou do módulo de comando, que continuou em órbita carregando o astronauta Michael Collins sozinho, até que que chegasse a hora de voltar para a Terra.
Uma vez pousado na Lua com sucesso, Armstrong enviou sua famosa mensagem para o controle da missão em Houston: “Aqui, Base Tranquilidade”, disse ele. “A Águia Pousou”. Depois de receber no solo a companhia de Aldrin, os dois gastaram aproximadamente duas horas e meia na superfície do nosso satélite, coletando amostras de solo e de rochas e fazendo fotografias.
Em adição à bandeira norte-americana, e vários outros objetos, os astronautas deixaram lá uma placa onde se pode ler: “Aqui, homens do planeta Terra, colocaram os pés na Lua pela primeira vez – Julho 1969 DC – Viemos em paz por toda a humanidade”. Eles retornaram com sucesso quatro dias depois, caindo no Oceano Pacífico na tarde de 24 de Julho de 1969, completando a missão da Apollo 11.
Buzz Aldrin twitou sobre a realização nesse sábado, comemorando tanto o aniversário como também seu colega, Armstrong, que morreu no ano passado com 82 anos.
Al Kuhn, um engenheiro de propulsão que trabalhou no desenvolvimento do módulo lunar da Apollo 11, também refletiu na magnitude do momento. Ele disse ao jornal San Jose Mercury News: “A contribuição da Apollo 11, daqui a 500 anos pode ser a maneira como nós lembraremos do século 20. Nós fizemos. Contra tudo e contra todos. O primeiro passo para longe do nosso pequeno planeta”.
Fonte:
http://mashable.com/2013/07/20/apollo-11-anniversary/