Três espaçonaves tripuladas, conhecidas como cápsulas Orion, estão em preparação para as grandes missões lunares Artemis 2, Artemis 3 e Artemis 4. Sob a supervisão do contratado Lockheed Martin, essas cápsulas estão sendo montadas no Kennedy Space Center da NASA, localizado na Flórida. Os oficiais da Lockheed expressaram otimismo sobre o futuro das espaçonaves Orion, que se espera que transportem astronautas para a lua a partir do final de 2024.
A missão Artemis 2, programada para lançamento em novembro de 2024, contará com uma tripulação já anunciada de quatro astronautas. Entre eles estão os astronautas da NASA Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além do astronauta Jeremy Hansen da Agência Espacial Canadense. Enquanto isso, ainda aguardamos a revelação de quem fará parte das tripulações das missões Artemis 3 e 4, previstas para o final desta década.
As missões Artemis 3 e 4 incluirão astronautas tanto da NASA quanto da Agência Espacial Europeia. A Artemis 3 está atualmente programada para lançamento em 2025 ou 2026, dependendo da prontidão do sistema SpaceX Starship, que transportará parte da tripulação até a superfície lunar. Se os cronogramas atuais forem mantidos, a Artemis 4 seguirá mais tarde na década de 2020.
Lockheed Martin, uma empresa contratada, está encarregada de entregar as espaçonaves Orion para as futuras missões lunares Artemis. Nos últimos anos, os pedidos para as missões Artemis 3 a 5 foram avaliados em $2,7 bilhões, enquanto o pedido para as missões Artemis 6 a 9 vale $1,9 bilhão. Os oficiais da Lockheed enfatizaram que a construção das espaçonaves em grupos permite economias de custos por meio de eficiências de produção.
Não mostrado na imagem recente está a espaçonave Orion para a Artemis 1, que realizou uma viagem não tripulada à órbita lunar no ano passado para preparar estas missões humanas. Também não é visível a primeira Orion produzida para o espaço, que circulou a Terra em 2014 em um voo de teste.
A NASA e outras 26 nações assinaram os Acordos Artemis, que visam estabelecer normas para a exploração lunar pacífica. Tanto o Canadá quanto a Agência Espacial Europeia se comprometeram a fornecer hardware para as missões Artemis e para a planejada estação espacial Gateway, que a NASA planeja para a lua na década de 2020.
O programa Artemis faz parte do objetivo mais amplo da NASA de retornar humanos à lua. As missões Artemis também servirão como um trampolim para a futura exploração de Marte. As espaçonaves Orion são projetadas para transportar até seis astronautas. A missão Artemis 2 marcará a primeira missão lunar tripulada desde a Apollo 17 em 1972. A missão Artemis 3 tem como objetivo pousar “a primeira mulher e o próximo homem” na lua. A missão Artemis 4 expandirá ainda mais a presença humana na superfície lunar. O programa Artemis representa uma colaboração internacional na exploração espacial.
FONTE:
https://www.space.com/nasa-artemis-orion-3-spacecraft-ksc-photo