fbpx
28 de novembro de 2021

Foto Espetacular do Céu Sobre o Deserto do Atacama no Chile Mostra Parte do Universo Que o VLT Tenta Compreender

Nas profundezas do deserto de Atacama no Chile, longe das fontes de poluição luminosa e de outras perturbações causadas pela população das cidades, existe um céu que se parece com poucos em toda a Terra. Esse é o local onde está localizado o Very Large Telescope do European Southern Observatory, uma máquina científica que está na fronteira tecnológica atual.

Nesta fotografia panorâmica, a Grande a Pequena Nuvem de Magalhães – galáxias satélites da Via Láctea – brilham forte na parte esquerda da imagem, enquanto que o Unit Telescope 1 do VLT fica atento vigiando os acontecimentos da noite. Como se fosse uma ponte ligando as Nuvens de Magalhães e o telescópio está a via Láctea, o plano da nossa galáxia. As incontáveis estrelas que aparecem no céu nos dão o verdadeiro senso de escala do cosmos. A cada noite, os astrônomos do ESO têm o desafio de estudar essa vista tentando encontrar o senso do universo.

Essa imagem foi feita por Yuri Beletsky, um dos embaixadores fotográficos do ESO. Nascido na Bielorrússia, Yuri vive agor ano Chile onde trabalha como astrônomo. O céu escuro acima do deserto do Atacama fornece a ele a esplêndida oportunidade de revelar a imensidão do cosmos que nós todos compartilhamos.

Fonte:

http://www.eso.org/public/images/potw1114a/

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo