fbpx
23 de fevereiro de 2024

Satélite da NASA Identifica a Formação de Uma Nova Ilha na Terra


Em Dezembro de 2011, uma nova ilha vulcânica começou a se formar no Mar Vermelho, acompanhada por fontes de lava que atingiam 30 metros de altura. No dia 14 de Janeiro de 2012 quando o instrumento Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER), que viaja a bordo do satélite Terra da NASA capturou a imagem da esquerda, a ilha claramente mostrava uma cratera central, similar às ilhas ao redor e bem acima das alturas das ondas. A imagem da direita foi feita pelo Google Earth e mostra a área antes da criação dessa nova ilha. Essa região é parte do Rift do Mar Vermelho onde as placas tectônicas, Árabe e Africana estão se separando. A imagem cobre uma área de 5.6 por 9.3 quilômetros e está localizada nas coordenadas 15.1 graus de latitude norte e 42.1 graus de longitude leste.

Com suas 14 bandas espectrais que cobrem o espectro desde a região do visível até o infravermelho térmico e com uma resolução espacial de 15 a 90 metros, o as imagens que o ASTER faz da Terra monitoram as mudanças que ocorrem na superfície do nosso planeta. O ASTER é um dos cinco instrumentos de observação da Terra que foram lançados em 18 de Dezembro de 1999 a bordo do satélite Terra da NASA. O instrumento foi construído pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão. Uma equipe integrada científica entre o Japão e os EUA é responsável por validar e calibrar o instrumento e os seus produtos.

A grande cobertura espectral e a alta resolução espacial do ASTER fornecem aos cientistas em inúmeras disciplinas  informações críticas para mapear e monitorar a superfície das condições dinâmicas e das mudanças temporais. Entre os exemplos de aplicação do ASTER estão: monitoramento do avanço e retração de geleiras, monitoramento de atividades vulcânicas, identificação de plantações, determinação da morfologia das nuvens e das suas propriedades físicas, monitoramento da poluição térmica, degradação de recifes de corais, mapeamento da temperatura do solo e da geologia, entre outros.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA13954


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo