A aproximadamente 50 milhas de altura no céu começa uma região dinâmica da atmosfera conhecida como ionosfera. Essa região é preenchida com partículas carregadas criadas pela radiação extrema ultravioleta do Sol. Na base da ionosfera, o movimento das partículas carregadas cria uma corrente global chamada de dínamo atmosférico. Normalmente se movendo em laços do equador para os polos, o dínamo muda diariamente com base no aquecimento solar e na atividade magnética, mas o processo que mantém seu movimento ainda não é entendido por completo.
No mês de Julho de 2011, os cientistas lançarão quatro foguetes desde o Wallops Flight Facility da NASA em Va., para uma jornada de 5 minutos a uma altura de 100 milhas na atmosfera. Os foguetes coletarão dados das partículas carregadas bem como dados sobre os ventos das partículas neutras que varrem através da ionosfera inferior e como uma afeta a outra, gerando no final do processo as correntes de dínamo.
Um rastro químico como esse mostrado na figura acima ajudará os cientistas a rastrearem o movimento do vento para determinar como ele afeta o movimento das partículas carregadas na atmosfera.
Fonte:
http://www.flickr.com/photos/gsfc/5905852763/in/photostream/
Comente!