fbpx

Foguete Soyuz Lança Satélite Militar de Espionagem Russo

No último sábado, dia 5 de fevereiro de 2022, a Rússia lançou direto do Cosmódromo de Plesetsk, localizado 800 km ao norte de Moscou a bordo de um foguete Soyuz-2.1a às 04:00 hora de Brasília um satélite militar para a órbita da Terra.

O veículo lançador partiu do Cosmódromo coberto de neve com aproximadamente 1 milhão de libras de empuxo usando seus motores movidos a querosene de foguete arqueando para nordeste em um plano orbital com uma inclinação de 67 graus com relação ao equador.

Os quatro boosters que fazem parte do primeiro estágio, desligaram e se separaram dois minutos depois do lançamento, seguido da separação da coifa e da ignição do terceiro estágio do Soyuz, para atingir a trajetória suborbital. O estágio superior Fregat foi então ligado para manobrar o satélite militar russo para a órbita correta.

O Ministério da Defesa Russo declarou que o lançamento foi um sucesso e posteriormente, os oficiais militares norte-americanos confirmaram o lançamento, indicando que o estágio superior Fregat colocou a carga em uma órbita incomum a cerca de 2000 km acima da superfície da Terra. Nessa altitude o satélite leva 127 minutos para dar uma volta em torno do planeta.

Os militares russos nomearam o satélite de Kosmos 2553 mantendo o esquema de nomes dados às cargas militares da Rússia. De acordo com o ministério da defesa, o Kosmos 2553 é um satélite de demonstração de tecnologia, que possui um sistema e instrumentos recém desenvolvidos, para serem testados sob a influência da radiação e das partículas carregadas do espaço.

Alguns especialistas, acreditam que o Kosmos 2553 serja um satélite de imageamento para os militares russos, possivelmente o primeiro de uma série de satélites com radar de reconhecimento, chamado de Neitron. Satélites com radar podem coletar dados sob qualquer circunstância.

Os militares russos começaram novos programas de satélites recentemente, incluindo nessa leva o Pion-NKS, e o Lotos, satélites para interceptar transmissões de rádio e ajudar os oficiais da inteligência russa a localizar embarcações estrangeiras incluindo forças navais. A Rússia também lançou uma espaçonave militar nos últimos anos que parece ter testado capacidades anti-satélites em órbita.

Fonte:

https://spaceflightnow.com/2022/02/07/soyuz-launches-russian-military-spy-satellite/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo