fbpx
26 de dezembro de 2024

Feliz Natal a Todos – Uma Pequena Galeria Como Presente Para Vocês

Hubble view of star-forming region S106

observatory_150105Chegou o natal e ano de 2012 vai terminando. Antes de mais nada, gostaria de desejar um feliz natal a todos os leitores do blog. Como vocês estão acompanhando estamos mudando algumas coisas para trazer um conteúdo de astronomia para vocês com cada vez mais qualidade. Além de um ótimo natal, desejo a todos um maravilhoso 2013, que todos os seus sonhos se realizem, que tenho sucesso e principalmente saúde nessa nova volta que começaremos a dar ao redor do Sol. Conto com o apoio de todos para continuarmos difundido a ciência astronômica a todos. Muitas novidades acontecerão nesse ano que se inicia que tem tudo para ser um ano maravilhoso. Para comemorar o natal hoje e já nos prepararmos para o ano de 2013, segue aqui uma pequena galeria com belas imagens astronômicas e que podem muito bem servirem de cartões postais para comemorarmos essa semana de festa. A primeira imagem, acima, foi feita pelo Telescópio Espacial Hubble e mostra a Sh 2-106, ou para encurtar a S106. Esse objeto é na verdade uma região compacta de formação de estrelas na constelação de Cygnus, o Cisne. Essa imagem foi lançada originalmente em 15 de Dezembro de 2011.

galeria_natal_02

Essa segunda imagem acima, foi registrada pelo telescópio WISE da NASA e mostra outra região de formação de estrelas, a Barnard 3, que tem uma aparência semelhante à de uma coroa de natal. Estrelas bebês estão sendo forjadas na região mais empoeirada, enquanto estrelas prateadas como sinos de natal localizam-se tanto na frente como atrás da nebulosa.

galeria_natal_03

Outra imagem interessante e que já rodou o mundo é o Nascimento da Terra, visto de perto da superfície da Lua pelos astronautas da missão Apollo 8 em Dezembro de 1968.

A pulsar found within a supernova remnant in the Small Magellanic Cloud (SMC)

Outro ornamento celeste é esse mostrado acima. Essa imagem, na verdade é uma montagem feita com imagens obtidas por vários telescópios com o objetivo de revelar toda a complexidade do objeto imageado. Dados obtidos pelo Observatório de Raios-X Chandra da NASA e do XMM-Newton, da ESA foram combinados para encontrar esse jovem pulsar na parte remanescente de uma supernova localizada na Pequena Nuvem de Magalhães. Essa imagem marcou a primeira vez em que um pulsar, ou seja, uma estrela rotativa ultra densa foi descoberto na parte remanescente de uma supernova na Pequena Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia vizinha da Via Láctea.

O pulsar, conhecido como SXP 1062 é a fonte brilhante localizada no lado direito da imagem, no meio de uma emissão azul difusa dentro de uma concha vermelha. Os raios-X difusos e a concha óptica são ambas evidências de uma remanescente de supernova ao redor do pulsar. Os dados ópticos também mostram formações espetaculares de gás e poeira na região de formação de estrelas na parte esquerda da imagem.

NGC 2264 and the Christmas Tree cluster

Essa outra imagem acima da região conhecida como NGC 2264, uma área do céu que inclui o impressionante aglomerado estelar da Árvore de Natal e a bela Nebulosa do Cone, foi criada a partir de dados obtidos pelo Wide Field Imager no Obsevatório de La Silla do ESO, no Chile. A imagem mostra uma região do espaço com aproximadamente 30 anos-luz de diâmetro. A imagem acima foi lançada originalmente em 16 de Dezembro de 2008.

galeria_natal_06

A impressão artística acima mostra o modelo para o GRB 101225A, a chamada Explosão de Natal de Dezembro de 2010.

galeria_natal_07

A imagem acima feita por dois telescópios do ESO, consegue registrar num mesmo frame vários estágios da vida de uma estrela.

Essa imagem mostra um vasto aglomerado estelar circundado por gás que lembra um grande fantasma cósmico. A imagem, foi lançada originalmente em 25 de Dezembro de 2005, e mostra a região ao redor do aglomerado estelar NGC 2467.

galeria_natal_08

Outro ornamento natalino cósmico é mostrado na imagem acima que apresenta a delicada esfera de gás que foi fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble flutuando serenamente nas profundezas do espaço. Chamada de SNR 0509-67.5, a bolha é parte remanescente visível de uma poderosa explosão estelar que ocorreu na Grande Nuvem de Magalhães, uma pequena galáxia localizada a 160000 anos-luz de distância da Terra.

galeria_natal_09

Estranhas formas e texturas podem ser encontradas nas vizinhanças da Nebulosa do Cone, como mostra a imagem acima. Esses padrões resultam da tumultuosa região que acompanha a formação do aglomerado aberto de estrelas conhecido como NGC 2264, o Aglomerado do Floco de Neve. Para entender melhor esse processo, uma detalhada imagem dessa região foi feita em duas cores da luz infravermelha pelo Telescópio Espacial Spitzer. As estrelas brilhantes do Aglomerado do Floco de Neve pontuam o campo de visão. Essas estrelas aquecem brevemente e destroem as montanhas de gás e poeira onde elas foram formadas. Em uma dessas montanhas está a famosa Nebulosa do Cone, visível na parte esquerda da imagem acima, apontando em direção a uma brilhante estrela perto do centro do campo de visão. A região da NGC 2264 como um todo está localizada a aproximadamente 2500 anos-luz de distância da Terra na direção da constelação de Monoceros, o Unicórnio.

galeria_natal_10

Para terminar nossa pequena galeria comemorativa do natal de 2012, a imagem acima feita pelo Hubble mostra a 30 Doradus, e foi feita entre os dias 20 e 27 de Outubro de 2009. A cor azul é a luz proveniente das estrelas mais quente e massivas, a luz verde retrata o brilho do oxigênio e a luz vermelha a fluorescência do hidrogênio.

Mais uma vez gostaria de desejar um feliz natal a todos. Paz e amor nos corações. Fiquem bem, que a força estejam com todos!!

Fonte:

http://www.space.com/14023-space-christmas-photos-holiday-astronomy-images.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo