Fata Morgana: A Possível Miragem Que Ajudou a Afundar o Titanic

Será que uma miragem como essa mostrada acima, ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno óptico conhecido como Fata Morgana pode fazer com que estranhas formas ou uma falsa parede de água apareçam sobre o horizonte molhado. Quando as condições são favoráveis, a luz refletida pela água fria pode ser desviada por uma camada incomum de ar quente acima, chegando até o observador, vinda de muitos ângulos diferentes. Uma miragem conceitualmente comparável pode fazer com que o Sol que está se pondo apareça fortemente distorcido ou que uma parte de uma estrada observada à distância pareça molhada. Há cem anos, uma Fata Morgana como essa pode ter obscurecido os icebergs reais da clara visão da tripulação que estava a bordo do Titanic. Evidências adicionais para essa hipótese de que uma distorção atmosférica pode ter ajudado a afundar o Titanic veio do navio SS Californian (navio pelo qual o Titanic passou no campo de visão pouco antes de se chocar com o iceberg) que relatou sinais consistentes com miragens do tipo Fata Morgana. A miragem do tipo Fata Morgana, mostrada acima foi registrada na costa do Oceano Pacífico nos EUA em 2008.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120415.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.