Fantasma de Poeira é Fotografado pela Opportunity

Em seus seis anos e meio em Marte, a sonda da NASA Mars Exploration Rover Opportunity nunca tinha visto uma poeira fantasma. Já a sua irmã, a sonda Spirit observou dezenas dessas poeiras fantasmas no planeta vermelho.

Uma coluna alta de poeira em forma de redemoinho aparece em uma imagem de rotina feita pela Opportunity com a sua câmera panorâmica em 15 de Julho de 2010. A sonda fez a imagem na direção em que está caminhando, de leste para sudeste, a poeira fantasma está localizada a aproximadamente 70 metros de distância da sonda. A imagem foi feita para ser utilizada como guia de direção da sonda na sua caminhada.

“Essa é a primeira poeira fantasma observada pela Opportunity”, disse Mark Lemmon da Texas A&M University, um membro da equipe que controla a sonda.

A área coberta pela Spirit na Cratera Gusev, é um terreno de textura muito mais grosseira e empoeirada do que a região onde se encontra a Opportunity na Meridiani Planum. Esses fatores na Cratera Gusev permitem que vórtices de vento se formem mais rapidamente e levantem mais poeira comparada com as condições na Meridiani Planum, explica Lemmon. As sondas em órbita de Marte estão fotografando o rastro deixado pelas poeiras fantasmas próximo da Opportunity, mas os rastros são mas escassos do que aqueles apresentados próximos da Spirit. Ventos em forma de redemoinho na Meridiani Planum podem ser mais comuns do que os seus sinais, caso eles ocorram em regiões em que não disturbem a poeira próxima.

Apenas um dia antes da Opportunity capturar a imagem do fantasma de poeira, o vento limpou a poeira que se concentrava nos painéis solares da sonda, aumentando a energia em mais de 10%.

“Isso pode ter sido uma coincidência, mas pode have alguma conexão”, disse Lemmon. A equipe está refazendo conferências sistemáticas para tentar identificar fantasmas de poeira com a câmera de navegação da Opportunity, pela primeira vez em 3 anos.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art21511/martian-dust-devil-whirls-into-opportunitys-view.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo