A sonda New Horizons passou por outra marca importante hoje, dia 27 de Fevereiro de 2014, quando a sonda da NASA se moveu para dentro de quatro unidades astronômicas de Plutão – o que é menos de quatro vezes a distância entre a Terra e o Sol, ou algo em torno de 598 milhões de quilômetros.
“Nós estamos mais perto do sistema de Plutão agora, do que a Terra está de Júpiter, a primeira vez para uma sonda terrestre”, disse o principal pesquisador da New Horizons, Alan Stern, do Southwest Research Institute em Boulder, no Colorado. “E fiquem atentos, pois a partir de agora as coisas só irão ficar mais emocionantes”.
Desde o seu lançamento em 19 de Janeiro de 2006, a sonda New Horizons, já cobriu quase que 4.62 bilhões de quilômetros. Ela fez uma conexão temporal com um dos lendários exploradores do espaço profundo da NASA, quando ela cruzou a órbita de Netuno em 25 de Agosto de 2013 – exatamente 25 anos depois da sonda Voyager 2 ter feito sua passagem histórica pelo gigantesco planeta. Quando a New horizons chegar em Plutão, em 14 de Julho de 2015, ela irá ter viajado mais longe do que qualquer outra sonda já viajou na história da humanidade para encontrar com seu alvo.
Fonte:
http://pluto.jhuapl.edu/news_center/news/20140227.php