fbpx

Fábrica de Bolhas Interestelares

Nós não sabemos o que causa bolhas e arcos na NGC2359, mas a principal suspeita é a estrela Wolf-Rayet massiva no centro de uma das bolhas – vista pouco abaixo e a direita do centro. Estrelas Wolf-Rayet são massivas, e altamente luminosas que continuam a expelir material em forma de vento estelar – o que normalmente forma bolhas no meio interestelar. Mas a estrutura incomum de arcos da NGC2359 indicam que algo mais complexo está acontecendo. Especialistas perguntam a si mesmo se a estrela está se movendo de maneira supersônica? Ou, se existe outra estrela energética nas redondezas?

As 200 estrelas do tipo Wolf-Rayet conhecidas na Via Láctea são consideravelmente mais quentes e mais luminosas que o Sol. Todas as estrelas que são extremamente massivas irão se desenvolver em uma estrela do tipo Wolf-Rayet e irão gerar bolhas como na imagem abaixo, pois elas continuarão ejetando sua atmosfera externa como um vento estelar. Esse vento de partículas normalmente carrega mais do que a massa da Terra por ano. O vento é causado pela absorção de partículas atmosféricas da estrela, porém muitos detalhes desse processo são desconhecidos.

Fonte:

http://www.stumbleupon.com/su/2JXu7H/www.dailygalaxy.com/my_weblog/2010/03/-wolfrayet-star-blows-bubbles.html/r:t

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .