A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) atrasou a conclusão de uma revisão ambiental do programa Starship da SpaceX em pelo menos mais um mês, até 29 de abril de 2022, no mínimo.
A FAA vem trabalhando em uma avaliação ambiental programática (PEA) da Starbase, o local no sul do Texas onde a SpaceX desenvolve, constrói e testa seu veículo Starship de próxima geração , há meses. A agência publicou um projeto de PEA em meados de setembro de 2021, estimando na época que o relatório final seria feito até o final do ano passado.
Isso não aconteceu; a FAA adiou a data de conclusão para 14 de fevereiro de 2022, citando a necessidade de consultar outras agências e analisar os milhares de comentários públicos enviados em resposta ao rascunho da PEA.
A data prevista caiu novamente, para 28 de março de 2022, por motivos semelhantes. E a FAA anunciou em 25 de março de 2022, que os mesmos fatores empurraram a data prevista para frente mais uma vez, dessa vez, para 29 de abril de 2022.
As notícias desse adiamento, provavelmente não terão muito impacto na linha do tempo de desenvolvimento da Starship, no entanto. A SpaceX está se preparando para lançar o primeiro voo de teste orbital da Starship, mas a empresa provavelmente não estará pronta para esse marco até maio de 2022, disse Elon Musk recentemente.
Starship é uma dupla de naves espaciais gigante e totalmente reutilizável que a SpaceX está desenvolvendo para levar pessoas e cargas para a Lua, Marte e outros destinos distantes. Musk acredita que o veículo tornará economicamente viáveis feitos ambiciosos de exploração, como a colonização de Marte.
Embora a Starship ainda não tenha entrado em órbita, ela tem alguns voos. Em maio de 2021, por exemplo, um protótipo de três motores conhecido como SN15 (“Serial No. 15”) fez um voo de aproximadamente 10 quilômetros de altura no céu do sul do Texas.
A nave estelar será alimentada pelo novo motor Raptor da SpaceX. Cada conjunto completo da Starship exigirá 39 Raptors – 33 para o impulsionador do primeiro estágio, conhecido como Super Heavy, e seis para a espaçonave de estágio superior, chamada Starship.
Construir Raptors suficientes para apoiar a Starship e sua alta frequência de voo prevista pode ser um dos maiores desafios do programa. De fato, um gargalo no motor é uma das razões pelas quais a SpaceX ainda não está pronta para lançar a missão orbital de estreia.
“Teremos 39 motores em condições de voo construídos no próximo mês, depois mais um mês para integrar, então esperamos maio para o teste de voo orbital”, twittou Musk na segunda-feira (21 de março de 2022).
Fonte:
https://www.space.com/faa-spacex-starship-review-delayed-april-2022