fbpx

Explosões Azuis de Estrelas Jovens e Quentes São Registradas pelo Hubble na Galáxia IC 5052

Blue bursts of hot young stars

observatory_150105A imagem acima, apresentada com as cores da luz azul, branca e amarela, mostra parte da galáxia espiral IC 5052. Circundada por estrelas distantes e galáxias, ela emite um brilho azul esbranquiçado que destaca sua estrutura estreita e intrigante. Ela é vista de lado na constelação de Pavo, no céu do hemisfério sul.

Quando galáxias espirais são vistas desse ângulo, é muito difícil entender totalmente suas propriedades e como elas estão arranjadas. A IC 5052 é na verdade uma galáxia espiral barrada, sendo que seus braços espirais não começam do ponto central, mas sim estão acoplados na parte final de uma barra de estrelas, que corta a galáxia pelo seu centro. Aproximadamente dois terços de todas as galáxias espirais são barradas, incluindo nessa estatística a Via Láctea.

Explosões de uma pálida luz azul são visíveis através de todo o comprimento da galáxia, parcialmente bloqueadas pelas linhas de gás e poeira escuros. Esses são bolsões de estrelas recém-nascidas extremamente quentes. As barras presentes em espirais como a IC 5052 são pensadas como feições que ajudam esse processo de formação canalizando de forma eficiente material para dentro dos braços em rotação desses berçários quentes estelares.

Fonte:

http://www.spacetelescope.org/images/potw1309a/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo