Os cientistas fizeram uma grande descoberta nas águas do Oceano Ártico, algo que poderia ser comparado ao descobrimento de uma floresta tropical no meio do deserto. Uma expedição, patrocinada pela NASA perfurou através de três pés do mar congelado para descobrir águas ricas em plantas marinhas microscópicas, essenciais para toda a vida marinha. O que eles descobriram nessa região é mais do que já havia sido descoberto em qualquer outro oceano da Terra.
A descoberta é o resultado de uma expedição oceanográfica chamada ICESCAPE, ou Impacts of Climate on EcoSystems and Chemistry of the Arctic Pacific Environment. A missão patrocinada pela NASA explorou as águas ao longo da costa oeste do Alasca a bordo de um navio quebra-gelos da Guarda Costeira Norte-Americana, durante os verões de 2010 e 2011. A descoberta revela uma nova consequência do aquecimento do Ártico e fornece uma importante pista para o entendimento dos impactos das mudanças climáticas em ambientes no Oceano Ártico e na sua ecologia.
Toda a história é contada no vídeo apresentado acima. Esse vídeo da NASA é de domínio público e pode ser baixado em:http://svs.gsfc.nasa.gov/goto?10907