Um belo campo de dunas se localiza numa pequena cratera sem nome, adjacente a cratera Erg no Polo Norte de Marte. Os cientistas estão interessados na fonte das dunas na cratera e na evolução da forma circular do campo de dunas.
O vento transporta o material e forma as dunas; o vento dominante vem da direção oeste-sudoeste e forma as estruturas crescentes e as dunas. Ventos secundários também tem um papel importante na formação das dunas. Isso pode ser visto na parte sul do campo de dunas onde a transição gera dunas transversas. Na borda norte do campo de dunas estão estruturas crescentes formadas por ventos que veem do nordeste.
A forma circular desse campo de dunas é interessante pois as dunas externas refletem ventos de mudanças enquanto que as dunas centrais não são. Isso poderia indicar distintos estágios na formação do campo de dunas. Na parte superior das dunas escuras estão pequenas ondas similares às vistas no topo das dunas de areia na Terra. É provável que essas ondas estão ativas, como mostrado pelas avalanches na crista das dunas.
Fonte:
http://hirise.lpl.arizona.edu/PSP_009233_2535