fbpx

Estudo Sugere Que a Vida Na Terra Provavelmente Se Originou no Planeta Marte

nasa-hubble-mars-2003


observatory_1501054Todos nós podemos ser marcianos.

Evidências estão levando os cientistas a acreditarem que a vida na Terra teve origem em Marte e que foi trazida até ao nosso planeta a bordo de um meteorito, diz o bioquímico Steven Benner do The Westheimer Institute for Science and Technology na Flórida.

Uma forma oxidada do elemento molibdênio, que pode ser crucial para a origem da vida, provavelmente esteve disponível na superfície do Planeta Vermelho a muito tempo atrás, mas indisponível na Terra, disse Benner, que apresentou as descobertas no último dia 29 de Agosto de 2013, na conferência anul de geoquímica Goldschmidt em Florença na Itália.

“Só quando o molibdênio tornou-se altamente oxidado, é que ele foi capaz de influenciar quão antes a vida se formou”, disse Benner. “Essa forma de molibd6enio não poderia ter estado disponível na Terra no momento em que a vida começou, pois, a 3 bilhões de anos atrás, a superfície da Terra tinha pouco oxigênio, mas Marte o tinha. Essa é outra parte da evidência que indica que muito provavelmente a vida veio para a Terra a bordo de um meteorito marciano, ao invés de ter começado no nosso próprio planeta”.

Os componentes orgânicos são os blocos fundamentais da vida, mas eles precisam de uma pequena ajuda para fazer as coisas acontecerem. Simplesmente adicionar calor ou luz faz com que uma sopa de moléculas orgânicas se transforme numa substância, disse Benner.

Aí é onde o molibdênio oxidado entra. Inserindo outro elemento a mistura ajudaria os compostos orgânicos a criarem a vida, disse Benner.

“Análises feitas em um meteorito marciano recentemente mostraram que havia boro em Marte, nós agora acreditamos que a forma oxidada do molibdênio também estava lá”, disse ele.

Outro ponto a favor de Marte é que provavelmente a Terra inicial era completamente coberta pela água enquanto que o antigo Planeta Vermelho tinha enormes áreas secas. Com todo esse líquido teria sido difícil para o boro sobreviver, já que ele é encontrado somente em regiões extremamente secas, para formar em altas concentrações suficientes na Terra quando a fida estava começando a se desenvolver.

Além disso, adiciona Benner, a água é corrosiva para o RNA, que acreditam os pesquisadores foi a primeira molécula genética, já que o DNA veio depois.

Nenhum idício de organismos no Planeta Vermelho foram descobertos. Mas é possível que a vida em Marte, se ela existiu, possa ter vindo para a Terra em algum ponto e de alguma maneira, dizem os cientistas.

Alguns micróbios são extremamente resistentes, e podem ser capaz de sobreviver a uma jornada interplanetária depois de terem sido lançados de seu planeta natal por um impacto de asteroide. Além disso, a dinâmica orbital mostra que é muito mais fácil para as rochas viajarem de Marte para a Terra do que o caminho inverso.

Onde quer que a vida na Terra tenha se originado, Benner está orgulhoso de ter fincado as raízes no nosso planeta azul.

“Temos sorte de termos acabado por aqui, já que a Terra, certamente é o melhor dos dois planetas para sustentar a vida”, disse Benner. “Se nossos hipotéticos ancestrais marcianos tivessem permanecido em Marte, talvez não estivéssemos aqui agora para contar essa história”.


Fonte:

http://www.space.com/22577-earth-life-from-mars-theory.html

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo