Não é todo dia que você consegue ver uma nave massiva transitando a Lua. Na Artgentina, em 5 de Março de 2013, foi um desses dias. O astrônomo amador Mariano Ribas relatou ao site spaceweather.com: “Pela primeira vez na minha vida, apenas 90 minutos antes do Sol nascer em Buenos Aires, eu tive uma boa oportunidade de ver e fotografar da minha casa a Estação Espacial Internacional (ISS) passando exatamente em frente à Lua”. A imagem acima é uma composição de dois registros, mostrando a ISS ao lado do Mare Imbrium, o Mar das Chuvas.
“Eu tive uma experiência extraordinária”, adiciona Ribas. “Eu fiz essas imagens usando a minha câmera Canon Rebel XTi digital, acoplada ao meu telescópio de 12 polegadas”.
Trânsitos lunares da ISS acontecem com uma certa frequência, mas a sua duração são de poucos segundos. Assim, você precisa saber exatamente quando olhar e preparar todo o seu equipamento para esse instante mágico. As previsões dos trânsitos da ISS na Lua podem ser encontradas no site: calsky.org.
Fonte:
http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=77227