Van Gogh a partir do espaço. Assim foi como Rebeca Roth do Goddard da NASA descreveu essa impressionante imagem que parece muito com a pintura famosa de Van Gogh conhecida como o Céu Estrelado. Mas nessa imagem não estamos vendo estrelas. Essa imagem retrata a Terra, um local tão belo que até desafia a nossa crença.
A descrição oficial é: no estilo da pintura de Van Gogh, o Céu Estrelado, massivas congregações de fito plânctons esverdeados giram em forma de redemoinho na água negra ao redor de Gotland uma ilha sueca no Mar Báltico. Fito plânctons são plantas marinhas microscópicas que formam o primeiro elo da cadeia alimentar oceânica. Explosões de populações de fito plânctons como essa mostrada aqui ocorrem quando correntes profundas trazem nutrientes até as águas iluminadas pelo Sol na superfície do mar, abastecendo dessa maneira o crescimento e a reprodução dessas pequenas plantas.
Será que Van Gogh cortaria a outra orelha se visse essa paisagem enquanto flutuava em órbita? A pesquisadora da NASA acredita que sim.
Fonte:
http://gizmodo.com/5694634/this-is-planet-earth-by-van-gogh++or-viceversa