fbpx

Especial Grand Finale Cassini II: O Campo Magnético – Space Today TV Ep.1572

——————————————————————–

**** CONHEÇA A LOJA OFICIAL DO SPACE TODAY!

http://www2.spacetodaystore.com

Camisetas, e muitos produtos para vocês. Visite!

——————————————————————————-

Para fazer parte do seleto grupo dos apoiadores!!!

https://www.youtube.com/channel/UC_Fk7hHbl7vv_7K8tYqJd5A/join

—————————————————————————–

Continuando a nossa série de vídeos especiais sobre os resultados científicos do Grand Finale da missão Cassini em Saturno, uma coisa que não poderia ficar de fora dos estudos era o campo magnético do planeta.

O campo magnético de um planeta, como eu falei ontem, pode dar informações preciosas sobre como é o interior do planeta.

É isso que acontece na Terra, onde conseguimos estudar o interior do nosso planeta através da análise do seu campo magnético e é o que está acontecendo em Júpiter com a sonda Juno.

Em Saturno, com a Cassini, isso não seria diferente.

Uma coisa importante com relação ao campo magnético, é que normalmente ele só existe quando há uma diferença entre o eixo de rotação do planeta e o eixo do campo magnético.

Essa diferença é que faz com que o campo exista, pois é essa variação que sustenta a movimentação de correntes de metal líquido nas camadas internas do planeta, é isso, por exemplo que acontece com a Terra.

Na Terra, a variação é de 11 graus, e em Saturno, essa variação é de cerca de 0.01 graus, ou seja, inexistente praticamente, e isso intriga os cientistas, pois essa variação não sustentaria um campo magnético.

Isso faz com que os cientistas tenham que pensar que cada planeta funciona de uma maneira distinta, e esse funcionamento distinto afeta o campo magnético.

Mas as coisas em Saturno conseguem ficar ainda mais estranhas.

Os cientistas descobriram com os dados da Cassini outras estruturas do campo magnético do planeta.

Mais perto do planeta eles conseguiram observar pistas de uma fonte secundária de magnetismo para o planeta.

Eles também observaram o que parece ser uma corrente elétrica fluindo entre o anel mais interno de Saturno, o chamado Anel D e o planeta.

Os pesquisadores já concluíram que os anéis de Saturno e os padrões de ventos na atmosfera do planeta possuem uma influência muito grande no magnetismo de Saturno.

Os resultados continuarão sendo analisados e modelos continuarão sendo construídos para tentar explicar o complexo ambiente magnético de Saturno.

Ao entender o magnetismo de Saturno os pesquisadores poderão então ter uma imagem melhor de como é o interior do planeta dos anéis.

#MeetESO

Fonte:

https://phys.org/news/2018-10-latest-insights-saturn-weird-magnetic.html

Artigo:

https://www.slideshare.net/sacani/saturns-magnetic-field-revealed-by-the-cassini-grand-finale

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo