fbpx

Escolhido Local para E-ELT de 42 Metros: Cerro Armazones

Hoje, dia 26 de Abril de 2010, o conselho do ESO selecionou o Cerro Armazones como o local base para a construção do planejado European Extremely Large Telescope de 42 metros, ou E-ELT. Cerro Armazones é uma montanha com uma altitude de 3060 metros localizada na parte central do deserto de Atacama no Chile, a 130 km ao sul da Antofagasta e 20 km de Cerro Paranal, lar do Very Large Telescope do ESO.

“Esse é um importante marco que permite finalizar o desenho da base deste projeto muito ambicioso, o qual certamente trará muitos avanços astronômicos”, disse Tim de Zeeuw, Diretor Geral do ESO. “Eu agradeço à equipe de seleção pelo tremendo trabalho que eles fizeram nos últimos anos”.

O próximo passo do ESO é construir de fato o E-ELT que terá um espelho primário com 42 metros de diâmetro. O E-ELT será o maior olho para os céus, o único telescópio com essas dimensões no mundo. O ESO irá desenvolver os planos detalhados de construção do telescópio junto com a comunidade. O E-ELT irá focar nas maiores questões ainda sem resposta da astronomia, e pode, eventualmente, revolucionar a percepção humana sobre o universo. Espera-se que o telescópio possa entrar em operação em 2018.

A decisão sobre a localização do E-ELT foi tomada pelo Conselho do ESO, que é um corpo governamental composto por representantes dos 14 estados membros que formam o ESO e foi feita com um estudo detalhado das condições meteorológicas do local nos últimos anos. A grande maioria dos dados coletados durante a seleção do local serão divulgados ao público no decorrer de 2010.

Vários fatores foram necessários serem estudados para selecionar o local adequado. Obviamente a qualidade astronômica da atmosfera, o número de noites claras, a quantidade de vapor d’água e a estabilidade da atmosfera tiveram papel fundamental. Mas outros parâmetros também tiveram sua parcela de contribuição, como o custo operacional da construção, e a sinergia científica com outras facilidades como o VLT/VLTI, VISTA, VST, ALMA, SKA entre outras.

Em Março de 2010 o Conselho do ESO forneceu um relatório preliminar com as principais conclusões sobre a escolha do local. Essas conclusões confirmaram que todos os locais examinados, Armazones, Ventarrones, Tolonchar e Vizcachas no Chile e La Palma na Espanha, possuíam boas condições para a observação astronômica cada um desses locais com seus pontos fortes. O relatório técnico final concluiu que o Cerro Armazones, próximo a Paranal, se destacava como o local perfeito, pois ele tinha o equilíbrio perfeito entre a qualidade do céu necessária além da proximidade com outros grandes observatórios o que facilitará a sua operação. Cerro Armazones e Paranal compartilham as mesmas condições ideais para a observação astronômica. Em particular está o fato de ambos os locais terem 320 noites de céu limpo por ano.

Levando isso em consideração a clara recomendação do Comitê para Seleção do Local do E-ELT decidiu que o Cerro Armazones é o local ideal. Abaixo uma galeria de fotos desse local.

Fonte:

http://www.eso.org/public/news/eso1018/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Arquivo