Em adição às buscas visuais que estão acontecendo usando as imagens do OSIRIS e da NAVCAM, o experimento CONSERT está ajudando os cientistas a localizarem o local final onde o módulo Philae, parou na superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
O experimento CONSERT, ou Comet Nucleus Sounding Experiment by Radio wave Transmission, é um experimento que trabalha entre o módulo orbital Rosetta e o módulo Philae. Ele funciona transmitindo sinais de rádio do módulo orbital para o Philae, e quando a geometria está certa, os sinais passam através do núcleo do cometa, permitindo que os cientistas possam analisar o interior do cometa.
Os sinais são recebidos no Philae, onde algum dado extra é extraído, e então imediatamente, um novo sinal é retransmitido para a Rosetta, onde a principal coleta de dados do experimento acontece. Como as ondas de rádio passam através de diferentes partes do núcleo, as variações no tempo de propagação e na amplitude acontecem, e essas variações podem ser usadas para determinar as várias propriedades do material interno por meio de algo parecido com uma tomografia.
Mas o CONSERT está também sendo usado para ajudar a identificar a localização do Philae, em combinação com o trabalho realizado pelo ESOC Flight Dynamics, a equipe do módulo Philae, o ESA Rosetta Science Ground Segment e a equipe da câmera OSIRIS.
Fazendo medidas da distância entre a Rosetta e o Philae durante os período de visibilidade direta entre os dois instrumentos, bem como através de medidas feitas através do núcleo, a equipe tem sido capaz de estreitar a busca a uma faixa. A determinação da zona de pouso depende do modelo da forma do cometa que é usado, e isso é que faz com que existam duas regiões candidatas.
Imagens planejadas de alta resolução que serão feitas pelo OSIRIS serão usadas para estudar a área prevista pelo CONSERT.
A equipe do experimento CONSERT precise saber onde o módulo Philae está antes de realizar uma análise completa dos dados científicos.
Fonte:
http://blogs.esa.int/rosetta/2014/11/21/homing-in-on-philaes-final-landing-site/