fbpx

Envisat Fotografa Terra Vulcânica no Leste da Rússia

Essa imagem do Envisat mostra a costa leste da península Kamchatka na parte leste da Rússia entre o Oceano Pacífico e o Mar de Okhotsk.

O elemento central mostra um grupo vulcânico isolado que inclui o mais alto vulcão ativo da Eurásia: o Klyuchevskaya Sopka.

Esse estrato vulcão, gerado a partir da acumulação de muitas camadas, tem estado em atividade continua desde o registro de sua primeira erupção no final do século 17. Na primavera de 2010, erupções de plumas de gás, cinzas e lavas foram relatadas.

O rio rico em salmão Kamchatka flui para o norte ao redor do grupo vulcânico, virando para leste no Klyuchi em direção ao Oceano Pacífico.

Devido ao mínimo desenvolvimento da região, pelo fato de ser uma região muito remota do mundo, a península é conhecida pela abundância de ursos marrons. Outros animais comuns incluem lobos, raposas, renas e os Glutões.

Essa imagem é uma compilação de três passagens feitas pelo radar do Envisat em 1 de Junho, 6 de Julho e 10 de Agosto de 2010. Para cada uma foi estipulada uma cor (vermelha, verde e azul) e foram então combinadas para produzir essa representação. As novas cores revelam mudanças na superfície entre as passagens diferentes do Envisat.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMPQXFTFQG_index_0.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .