fbpx

Envisat Fotografa as Montanhas Tian Shan na Ásia


As Montanhas de Tian Shan se esticam através da região de fronteira do Cazaquistão, Quirguistão e oeste da China, como pode ser visto pela imagem acima feita pelo Envisat.

Sendo uma das cadeias de montanhas mais longas da Ásia Central, as Montanhas de Tian Shan tem aproximadamente 2800 km de comprimento. Elas são o lar de árvores sempre verdes que nascem a uma altura de 2000 metros acima do nível dos mares, enquanto que os taludes mais baixos possuem florestas naturais de maçãs, por exemplo.

O grande lago escuro que divide a cadeia de montanhas no leste o Quirguistão (canto inferior esquerdo) é o segundo maior lago salino perdendo apenas para o Mar Cáspio.

Denominado de Issyk Kul – que significa “lago quente” na língua local pois ele nunca se congela – ele cobre uma área de mais de 6000 quilômetros quadrados alcançando em determinados pontos profundidades de até 600 metros.

Esse foi o ponto de parada durante a Estrada Silk, do meio oeste até a Europa e alguns historiadores ainda dizem que foi aí nesse lago que surgiu a Morte Negra no século 14.

No canto superior direito estão a Bacia Dzungarian e o Deserto de Gurbantunggutt em cores marrons clara.

Essa imagem foi adquirida no dia 7 de Setembro de 2011 pelo Medium Resolution Imaging Spedctrometer.

Fonte:

http://www.esa.int/esaEO/SEMG0B5XPVG_index_0.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo