fbpx

Imagem da ISS Mostra As Estruturas Geológicas de Emi Koussi e Aorounga


A bela foto acima foi feita desde a Estação Espacial Internacional (ISS), mostra dois exemplos de feições circulares na superfície da Terra, marcadas como crateras que foram produzidas por processos geológicos muito diferentes.

Na parte direita da imagem, o imenso vulcão de escudo cinza esverdeado Emi Koussi é marcado por três caldeiras sobrepostas que foram formadas por erupções. As caldeiras formam uma grande depressão oblonga no alto do cume do vulcão a 3415 metros de altura. Uma cratera menor se localiza dentro da depressão da caldeira maior. Como nenhuma atividade vulcânica foi observada, nem mencionada em registros históricos, uma área de atividade termal pode ser encontrada no flanco sul do vulcão.

Na parte esquerda da imagem está a Cratera de Impacto Aorounga localizada a aproximadamente a 110 quilômetros a sudeste do Emi Koussi só que se formou por forças vindas de cima e não de baixo (a imagem acima está rotacionada, com o norte para baixo). Acredita-se que a estrutura de Aorounga registre o impacto de um meteoro que se chocou com a Terra entre 345 e 370 milhões de anos atrás. A cratera na imagem pode ser mais uma das três crateras formadas pelo mesmo evento de impacto, as outras estão enterradas pelos depósitos de areia. As feições lineares (na parte inferior esquerda da imagem) que se arqueiam ao redor do Emi Koussi e se sobrepõem à Aorounga e com a rocha de embasamento, são conhecidas como yardangs, cadeias de rocha formadas pela erosão do vento.

Fonte:

http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=76894


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo