O mais recente protótipo de nave estelar da SpaceX pode decolar para o seu voo orbital antes do esperado.
Ontem (21 de outubro), a SpaceX completou um teste estático com seu protótipo Starship SN20. Este foi um grande obstáculo para a espaçonave antes de seu primeiro teste de voo orbital, que a SpaceX havia declarado que provavelmente aconteceria dentro de alguns meses. Mas agora, o fundador da SpaceX , Elon Musk, disse que o lançamento pode acontecer já no próximo mês.
“Se tudo correr bem, a Starship estará pronta para sua primeira tentativa de lançamento orbital no mês que vem, enquanto se aguarda a aprovação regulatória”, Musk tuitou hoje (22 de outubro).
O lançamento está “pendente de aprovação regulatória”, já que a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) precisa conceder à SpaceX uma licença de lançamento para voos orbitais.
Além disso, há uma revisão ambiental que a FAA conduziu das operações da SpaceX no sul do Texas. Um rascunho da revisão da FAA foi lançado em 17 de setembro e, em seguida, eles o abriram para comentários e sugestões do público até 18 de outubro (a FAA ainda está aceitando comentários por correio e e-mail até 1º de novembro)
Até agora, de acordo com a SpaceNews , os comentários públicos recebidos mostram uma grande variedade de opiniões sobre os planos da SpaceX de lançar voos orbitais de suas instalações perto da vila de Boca Chica no sul do Texas. Alguns participantes compartilharam seu apoio à SpaceX e seus esforços de lançamento do Texas, enquanto outros expressaram preocupações sobre os impactos ambientais de tais lançamentos.
Esta análise é crítica para todos os voos para o espaço, já que a FAA precisa conceder à SpaceX uma licença de lançamento para sua nave espacial Starship e o foguete Super Heavy da empresa, projetado para lançar a nave espacial. A SpaceX projetou a Starship, um apelido que inclui a espaçonave e o foguete Super Heavy, com o objetivo de lançar humanos e cargas para a Lua, Marte e além.
Na verdade, em abril, a NASA concedeu à SpaceX um contrato para construir uma versão da nave estelar para servir como módulo lunar da agência para seu programa Artemis. No entanto, o trabalho no módulo de pouso teve que ser temporariamente interrompido devido a questões legais em torno, especialmente porque a NASA agora foi dirigida pelo Senado dos EUA para escolher uma segunda empresa para construir outro módulo de pouso lunar como backup. Ainda assim, essa orientação do Senado não é lei e o pedido de adição de uma segunda empresa pode não seguir em frente.
Fonte:
https://www.space.com/elon-musk-starship-orbital-launch-schedule