fbpx
14 de novembro de 2024

Elon Musk Anuncia Para Novembro o Primeiro Voo de Teste do Falcon Heavy

Em seis rápidas palavras no seu Instagram, Elon Musk anunciou o próximo passo do plano da SpaceX de quem sabe um dia mandar um ser humano para Marte: “O voo inaugural do Falcon Heavy será no mês de Novembro”. O anúncio significa que o lançamento acontecerá um pouco depois do que se previa anteriormente: Elon Musk twitou em junho, que todos os motores principais do Falcon Heavy deveriam estar em Cabo Canaveral em dois ou três meses, e o lançamento deveria acontecer um mês depois disso.

Se o teste com o Falcon Heavy der certo, ele será o foguete mais poderoso em operação no mundo, usando 27 motores Merlin espalhados em 3 Falcon 9, ele será capaz de carregar até 54 toneladas para órbita, isso é duas vezes mais carga que o segundo maior foguete, o Delta IV Heavy, e a SpaceX diz que através do Falcon Heavy, o custo será 66% menor.

Elon Musk seguiu seu anúncio divulgando alguns detalhes extras via Twitter. Ele disse que os planos da SpaceX estão sim em reutilizar os foguetes, mais tarde requalificou como um objetivo ambicioso e disse “Se tivermos sorte”.

O otimismo precavido de Musk espelha bem o que ele disse diante da plateia na última semana, durante o International Space Station Research and Development Conference em Washington, onde ele disse que existem grandes chances de que o Falcon Heavy não atinja a órbita no seu primeiro voo, de acordo com Musk, é preciso administrar bem as expectativas.

Os próximos meses serão interessantes para Musk num grande número de frentes. Em Setembro durante o IAC ele irá falar sobre os planos de ir para Marte, na verdade atualizar os planos, o Tesla Model 3 continua aumentando de produção, e a sua Boring Company continuará fazendo progresso no sentido de diminuir os congestionamentos em Los Angeles, depois do primeiro teste de elevador feito no começo dessa semana.

Fonte:

https://futurism.com/the-falcon-heavy-maiden-launch-will-be-in-november-elon-musk-announced/

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo