fbpx

Efeito de Oposição Acima de Ketchikan no Alasca

Como mostrado na foto acima, o efeito de oposição é um aparente brilho da paisagem que acontece próximo do ponto antisolar – a localização de uma sombra do observador. O ponto antisolar é esse ponto na esfera celeste exatamente oposto ao Sol. O efeito de oposição ocorre virtualmente em todas as paisagens exceto na água e é devido a ausência de sombras a partir dessa direção. O efeito de oposição foi assim denominado pois o brilho da Lua aumenta de forma drástica quando ela se aproxima de sua fase cheia. A Lua cheia ocorre quando a Lua está do lado oposto do Sol como vista da Terra e é consideravelmente mais brilhante do as fases intermediárias.

Quando um observador olha precisamente na direção oposta ao Sol, sua linha de visão é paralela e coincidente com os raios do Sol. As sombras só podem ser vistas quando a linha de visão não é paralela aos raios do Sol, por exemplo, quando o observador olha longe do ponto antisolar. Como o brilho médio de uma paisagem é uma combinação de regiões de sombra e de regiões iluminadas pelo Sol, a paisagem aparecerá mais brilhante onde não existem sombras, ou seja, no ponto antisolar. O efeito de oposição normalmente aparece mais quente ou mais amarelado do que a paisagem que aparece ao redor do ponto antisolar. As sombras tendem a azular a região, pois sem a luz direta do Sol a única luz que atinge a superfície é a luz azulada do céu. A luz azul refletida do céu é parte da paisagem, e quando está ausente, no ponto antisolar, a cena aparece um pouco menos azul e mais amarelada.

Nessa foto aérea da floresta no Alasca, próximo a Ketchikan, a sombra do avião claramente marca a localização do ponto antisolar. Na média, as árvores são mais brilhantes e parecem mais amarelas ao redor da sombra do avião pelo fato de suas sombras não poderem ser vistas. Longe do ponto antisolar, as sombras das árvores são mais evidentes e contribuem com sua própria componente escura para o brilho médio da paisagem. Essa foto foi feita no dia 10 de Maio de 2010.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2011/04/opposition-effect-above-ketchikan-alaska.html

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .