Eclipse Solar Observado pela SDO em 3 de Maio de 2011

Não aconteceu nenhum eclipse do Sol hoje na Terra, mas um eclipse pôde sim ser visto do espaço, desde a órbita do nosso planeta. A mais de 22000 milhas acima da superfície da TERA a sonda da NASA Solar Dynamics Observatory, ou SDO observou a Lua passar quase que diretamente em frente ao Sol. Graças a alta resolução da sonda SDO com suas câmeras de 16 megapixels, é possível até observar sutis montanhas que têm sua silhueta destacada quando observadas contra o disco do Sol. Além de ser um evento belo de se observar, essas imagens possuem um valor científico para equipe da SDO. A alta definição do limbo da Lua permite medir as características orbitais da SDO e calibrar as câmeras do instrumento para a obtenção de belas e importantes imagens.

Fonte:

http://3d-sun.org/news/newsitem_211.html?PHPSESSID=8dd392c9507cdd59d58d726fec5cb233

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.