fbpx

Eclipse Parcial do Sol Visto do Espaço

Por Ned Oliveira

Crédito: ESA / Royal Observatory of Belgium

Graças a um capricho do nosso cosmos, a distância média entre a Lua e a Terra é a ideal para que a Lua pareça do mesmo tamanho do Sol, mesmo ele sendo significativamente maior. De vez em quando a Lua fica diretamente entre a Terra e o Sol de tal forma que parece cobrir nossa estrela completamente, temporariamente bloqueando sua luz e criando um eclipse solar total. Mas às vezes o alinhamento ocorre de uma maneira que a Lua cobre apenas parcialmente o disco do Sol.

Um eclipse parcial ocorreu no sábado, 11 de agosto de 2018 para observadores localizados principalmente no norte e leste da Europa, partes do norte da América do Norte e algumas localidades do norte da Ásia.

O satélite Proba-2 da ESA, que observa o Sol, orbita a Terra cerca de 14,5 vezes por dia e, com a sua constante mudança no ângulo de visão, passou dentro e fora da sombra da Lua duas vezes durante o eclipse de sábado.

Duas imagens selecionadas do eclipse parcial são vistas lado a lado – a primeira (à esquerda) foi capturada às 5h40m12s e a segunda (à direita) às 07h32m17s (horário de Brasília) em 11 de agosto de 2018.

As imagens foram tiradas pela câmera SWAP do satélite, que trabalha em comprimentos de onda ultravioleta extremos para capturar a atmosfera turbulenta do sol – a coroa – a temperaturas de cerca de um milhão de graus, que podem ser vistas ao fundo.Créditos da Imagem: ESA / Royal Observatory of Belgium

Fonte: https://phys.org/news/2018-08-image-partial-solar-eclipse-space.html#jCp

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo